Africa Basquetebol

29 novembro 2012

ANGOLA : Taça dos clubes campeões começa hoje em Malabo


Calulenses e tricolores começam a disputar o mais cobiçado troféu a nível continental para atingirem o lugar cimeiro do pódio

Fotografia: José Soares
A 27ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol seniores masculinos começa a ser disputada hoje até 8 de Dezembro, em Malabo, Guiné Equatorial, por 11 equipas, e com a presença de três representantes angolanos, 1º de Agosto, vice-campeão da referida competição, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.
Agendado para ontem, o sorteio para o emparceiramento das equipas nos grupos designados A e B, aconteceu minutos antes do fecho desta edição.
O Jornal de Angola soube que na reunião técnica realizada entre o comité técnico da FIBA-África e os dirigentes dos clubes participantes, foram esclarecidos os motivos da ausência no evento da formação do BC Mazembe da República Democrática do Congo. Determinadas em trazer para o país o troféu continental de clubes, as três formações angolanas, todas orientadas por novos treinadores, Paulo Macedo (1º de Agosto), Lazare Adingono (Petro de Luanda), e Luís Magalhães (Libolo), chegam à prova em igualdade de circunstâncias e cientes das dificuldades que vão ter pela frente para chegar à final do dia 8, onde esperam erguer o troféu da consagração.
Imbuídos do mesmo propósito estão os detentores do título, os tunisinos do Etoile Sportive, carrascos do 1º de Agosto na final de 2011, em Salé, Marrocos, em que venceram por categóricos 82-60.
Esta edição da Taça vai servir para aferir se há, de facto, ascensão no basquetebol da Tunísia, campeã africana de Nações e clubes.
Na despedida dos palcos africanos do base Miguel Lutonda, 40 anos, e do extremo Carlos Almeida, 35, os angolanos vão de certo querer mostrar que, nestas duas competições, a perda dos ceptros foi apenas um “acidente de percurso”, e no Afrobasket do Madagáscar, um mau cálculo de gestão dos dirigentes da Federação cessante, presidida por Gustavo Dias Vaz da Conceição, ao contratar o francês Michel Gomez para o cargo de seleccionador nacional, a dois meses do arranque do campeonato.
A par destes quatro conjuntos, destaque ainda para as presenças do Al Ahly e Ettihad, ambos do Egipto, ABC, da Costa do Marfim, país organizador do Campeonato Africano, em 2013, Kano Pillars, da Nigéria, Manga BB, do Gabão, Espoir, do Ruanda e Mongomo Basket Club, da Guiné Equatorial.

1 Comments:

  • Right awау Ӏ аm reаdy tο dο my breakfast,
    aftеr having my breaκfast coming oveг
    agaіn to rеad additional newѕ.

    Αlѕo visit my blog post - Pay Day Loans
    Also visit my homepage ... Pay Day Loans

    By Anonymous Anónimo, at 30/12/12 11:49  

Enviar um comentário

<< Home