Africa Basquetebol

22 novembro 2012

ANGOLA :1º de Agosto e Libolo preparam Taça dos Campeões


Angola far-se-á presente com três agremiações e promete mostrar avitalidade do seu basquetebol
Fotografia: M.Machangongo
As formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo limam, em Lisboa, as últimas arestas tendo em vista A fase final da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, a decorrer de 29 do mês em curso a 8 de Dezembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial. O 1º de Agosto cumpre hoje o quarto dia de treino no curto estágio que efectua em terras lusas, depois de deixar o país no último domingo. O experiente extremo base Carlos Almeida não seguiu com a equipa no domingo, devendo fazê-lo nos próximos dias, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte do clube.
Sob a batuta do técnico Paulo Macedo, a equipa do Rio Seco realiza uma preparação rigorosa, a fim de aparecer em forma na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, tendo como meta é a reconquista do anel continental em posse do Etoile Sportive da Tunísia, carrasco da equipa angolana em 2011, por 60-82. Vencedores do Zonal VI de Maputo, os militares vão a busca do seu sétimo título africano, num ano em que Paulo Macedo se estreia como técnico principal da equipa. O base Hermenegildo Santos, que esteve afastado da equipa por problemas de saúde, já reintegrou o conjunto rubro-negro e é uma das apostas do técnico Paulo Macedo.
A formação do Recreativo do Libolo, que se encontra desde ontem na capital portuguesa, realizou ontem à tarde a primeira sessão de treinos, sob comando do seu novo técnico, o português Luís Magalhães. O técnico tem apenas uma semana para arquitectar um conjunto capaz de lutar pelos lugares cimeiros da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Em 2011, ano da sua estreia em competições do género, o Libolo ocupou o modesto sétimo lugar, num universo de 12 equipas.

TAÇA DE CLUBES
Miguel Lutonda diz adeus em Malabo


O internacional angolano Miguel Lutonda despede-se em definitivo das quadras após a disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos. Lutonda, que vai abraçar a carreira de técnico das camadas jovens do clube militar, despede-se da alta competição no mês em que faz 41 anos, a 24 de Dezembro. Para a fase final da taça dos Clubes Campeões Africanos, a formação do 1º de Agosto conta com a experiência de Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Armando Costa e do norte-americano Reggie Moore.
Carlos Almeida, Kikas e Lutonda são os totalistas e os três possuem seis títulos africanos conquistados ao serviço da equipa militar. Para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos estão apuradas as seguintes equipas: 1º de Agosto, Libolo e Petro de Luanda (Angola), Al Alhy e Ettehad (Egipto), ESS (Tunísia), ABC (Costa do Marfim), Kano Pillars (Nigéria), Manga BB (Gabão), ASB Mazembe (RDC), Espoir (Rwanda), Mongomo Basket Club (Guiné Equatorial). Etoile Sportive da Tunísia é o actual campeão africano em título.