Africa Basquetebol

28 outubro 2012

ANGOLA : FAB prepara eleições


Federação desvenda mistério
Fotografia: Jornal dos Desportos
Federação desvenda mistério

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza a 17 de Novembro próximo, a partir das 10h00, numa das salas de reuniões do Comité Paralímpico Angolano (CPA), no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, a sua assembleia-geral ordinária que vai culminar com a marcação da data do pleito eleitoral. De acordo com a convocatória a que o Jornal dos Desportos teve acesso, assinado pelo presidente da mesa da assembleia-geral da federação angolana da modalidade, Carlos Cunha, quatro pontos vão preencher a reunião magna da FAB.

Apresentação do relatório de actividades e de contas do exercício de 2011 e primeiro trimestre de 2012, apresentação do relatório de actividades das associações provinciais, calendarização do processo eleitoral, para além do ponto reservado a diversos, são os temas. Os delegados começam a chegar a Luanda a partir do dia 14, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Para evitar qualquer constrangimento, a área administrativa do órgão reitor da modalidade tem já preparados os dossiers a serem debatidos na assembleia-geral ordinária e dentro dos próximos dias serão encaminhados para os associados tomarem contacto.

Os participantes esperam um conclave bastante concorrido, à semelhança da última assembleia-geral realizada na província de Benguela. Gustavo da Conceição, presidente cessante da Federação Angolana de Basquetebol, em entrevista à Rádio Cinco, assegurou que não vai recandidatar-se a um terceiro mandato. Nos bastidores da “bola ao cesto”, vários são os nomes apontados como possíveis sucessores de Gustavo da Conceição, Jean Jacques da Conceição, vice-presidente cessante, Carlos Cunha, presidente da mesa da assembleia-geral cessante, para além do aspirante António Henriques, ex-PCA da Televisão Pública de Angola.

PROVINCIAL
Polícias continuam no topo da tabela

O Interclube continua de pedra e cal na liderança do campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos, com 14 pontos, seguido da Universidade Lusíada, com 10 pontos. Em sete jogos realizados, o Interclube somou igual número de vitórias. Os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” marcaram 710 pontos e sofreram 511, ao passo que os “universitários”, segundos classificados, anotaram 436 pontos e sofreram 431.
Progresso do Sambizanga ocupa o terceiro posto, com nove pontos, seguido do 1º de Agosto, com sete pontos. Em quatro jogos, o 1º de Agosto marcou 456 pontos e sofreu apenas 299. O Futebol Vila Clotilde ocupa o quinto posto, com sete pontos, a mesma pontuação que os Amigos de Viana, na sexta posição. O Petro de Luanda está no sétimo lugar, igualmente com sete pontos. O ASA está na oitava posição, com cinco pontos. No último fim-de-semana, o campeonato provincial de Luanda voltou a acertar o calendário.
MC