Africa Basquetebol

20 julho 2012

ANGOLA : Pré-selecção trabalha força física

Fase da preparação específica termina amanhã e na próxima semana começa os testes
Fotografia: Jornal dos Desportos
Exercícios físicos continuam a dominar a preparação da pré-selecção nacional de basquetebol masculino em sub-18, que desde terça-feira última cumpre um estágio pré-competitivo em Madrid, Espanha, tendo em vista a sua participação na fase final do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, competição a disputar-se de 16 a 25 de Agosto próximo, em Maputo, capital moçambicana. No Reino de Espanha, o cinco nacional tem privilegiado mais a componente física na preparação específica, alternado com trabalhos de campo para a correcção de alguns fundamentos técnicos e tácticos.

Hoje, os pupilos de Elvino Dias voltam a trabalhar no ginásio quer no período matinal, quer no período vespertino. Amanhã, na única sessão do dia, as transições rápidas defesa-ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo, com montagens de bloqueios, lançamentos a curta e longa distância vão dominar o treino matinal. O programa de trabalho revela que a equipa técnica começa a partir de segunda-feira a recuperar os atletas, depois de ter dedicado as quatro primeiras semanas a exercícios físicos. O microciclo de controlo, ou seja, a fase de jogos de controlo arranca a 28 do mês em curso. Para esta fase, estão previstos oito amistosos com formações da capital madrilena.

O seleccionador nacional vai aproveitar os jogos de controlo para aferir o potencial dos pré-seleccionados que têm a missão de trazer o título de campeão africano em sub-18 para o país e oferecer a taça ao Chefe de Estado Angolano, Engenheiro José Eduardo dos Santos, que comemora a passagem de mais um aniversário natalício, a assinalar-se a 28 de Agosto próximo. “A fase de jogos de controlo será extremamente importante porque é a partir daí que vamos tirar ilações sobre o potencial dos nossos miúdos e escolher naturalmente os 12 que seguem viagem para a capital moçambicana”, afirmou o seleccionador nacional, Elvino Dias.
A Selecção Nacional vai em busca do título africano e do consequente apuramento ao Campeonato do Mundo do Canadá, a disputar-se em 2013. Nigéria, Senegal, Mali, Costa do Marfim, Egipto, Tunísia, Congo- Brazzaville, Congo Democrático e Moçambique são os principais adversários do cinco nacional para a conquista do título.


LONDRES/2012
Senhoras afinam detalhes na Vila


Desde terça-feira na Vila Olímpica, a Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina acerta os últimos detalhes, tendo em vista a sua estreia no dia 28 do mês em curso, frente à similar da Turquia, referente à primeira jornada do Grupo A. O combinado nacional de basquetebol feminino foi a primeira delegação da missão de Angola nos Jogos de Londres2012 a entrar na Vila Olímpica, para o evento que decorre de 27 do mês em curso a 12 de Agosto próximo.
A equipa dirigida por Aníbal Moreira e Elisa Peres entraram na vila na terça-feira, depois de cumprirem em Sheffield a derradeira etapa de preparação com a disputa de um torneio. Naquela região da Inglaterra, que sucedeu a outro estágio na China, as campeãs africanas defrontaram sucessivamente a selecção inglesa (57-74), França (51-79), e Austrália (46-70). No torneio olímpico, Angola integra o grupo A ao lado dos Estados Unidos, China, Turquia, República Checa e Croácia.