Africa Basquetebol

18 julho 2012

ANGOLA : D´Agosto volta ao trabalho

Apenas atletas angolanos vão marcar presença.
Fotografia: Jornal dos Desportos
Já com a integração dos atletas que estiveram ao serviço da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos no torneio de repescagem para os Jogos Olímpicos de Londres, prova disputada de 2 a 8 do mês em curso, em Caracas, Venezuela, a formação do 1º de Agosto realiza hoje, no Pavilhão do Codenm, mais uma sessão de treinos, visando a nova época desportiva 2012/2013. Na segunda-feira, dia da abertura oficial das suas oficinas, apenas cinco atletas marcaram presença sob comando no novo timoneiro, Paulo Macedo, que substituiu Mário Palma no cargo. Depois da pausa de ontem, a equipa regressa hoje aos trabalhos.

Entre os atletas que marcam presença pela primeira vez na sessão matinal de hoje, o destaque vai para o internacional Joaquim Gomes “Kikas”, poste de 32 anos de idade, dois metros de altura, jogador que prorrogou o seu vínculo laboral com a formação militar, depois de ter expirado na temporada transacta. O hexacampeão africano da estendeu o seu contrato por mais dois anos, apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada à direcção da equipa rubro-negra. Além de Kikas, Armando Costa, Leonel Paulo e Felizardo Ambrósio foram os outros atletas que representaram as cores do país no torneio de repescagem para a maior cimeira desportiva do planeta.

À excepção do base Miguel Lutonda, que anunciou a sua retirada das quadras no final da época passada, Paulo Macedo vai poder contar com o resto do plantel, que viu ainda integrar o extremo poste Adolfo Quimbamba, jogador que foi preterido por Mário Palma na época desportiva 2011/2012.
O cabo-verdiano Mário Correia, que se encontra ao serviço da sua selecção, e o norte-americano Reggie Moore, a finalizar as suas férias, integram o grupo nos próximos dias.
A contratação de novos jogadores para reforçar a equipa tendo em atenção os mais diversos compromissos, quer a nível doméstico, quer a nível internacional, não está fora de questão, segundo fez saber o vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto, José Moniz. “Começamos a nossa preparação visando a nova época desportiva praticamente com o plantel da época passada. Se a equipa técnica agora liderada pelo técnico angolano Paulo Macedo achar que temos de reforçar o nosso grupo, na devida altura o Jornal dos Desportos vai tomar conhecimento”, assegurou o homem forte para o basquetebol do clube militar.
Depois de ter perdido o Campeonato Nacional nos últimos dois anos a favor do Petro de Luanda e do Recreativo do Libolo, a direcção da equipa militar, liderada por Carlos Hendrick, aposta forte na reconquista do anel nacional.Já além fronteiras, a Taça dos Clubes Campeões Africanos e a Taça Compal são os troféus que os militares vão tentar reconquistar na temporada 2012/2013.

AFROBASKET DE MAPUTO
Pré-selecção acerta detalhes

A pré-selecção nacional masculina de basquetebol sub-18, que se encontra desde a manhã de ontem, em Madrid, acerta os últimos detalhes para a fase final do Afrobasket de Maputo, de 16 a 25 de Agosto próximo. Para o dia de hoje, estão reservadas duas sessões de treinos, uma de manhã e outra à tarde. Os aspectos físicos vão dominar a primeira semana de trabalhos em Madrid, segundo o programa de preparação a que o Jornal dos Desportos teve acesso.
Os pupilos de Elvino Dias vão disputar oito jogos de controlo com equipas da capital madrilena. Angola vai em busca do passe de acesso à fase final do Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se em 2013, no Canadá. Nigéria, Senegal, Mali, Tunísia, Congo Brazzaville, Congo Democrático, Costa do Marfim, Egipto e Marrocos serão os principais adversários do “cinco” nacional no Campeonato Africano das Nações de Maputo. MC

NOVA ÉPOCA
Petro estagia nos EUA


À semelhança da temporada passada, a equipa principal de basquetebol do Petro de Luanda vai efectuar o seu estágio pré-competivo a partir de Agosto próximo nos Estados Unidos, visando a nova temporada basquetebolista 2012/2013. Naquele país, encontram-se já os postes Abdel Bouckar e Miguel Kiala, este último a recuperar da intervenção cirúrgica a que foi submetido no joelho esquerdo no culminar da época passada, facto que o obrigou a falhar o torneio de repescagem de Caracas, Venezuela.
Kiala e Abdel vão também ser submetidos a trabalhos específicos para ganharem massa muscular. Sem os norte-americanos Roderick, extremo base, e Cedric, base, que se recusaram a prolongar os respectivos contratos, a direcção da turma petrolífera vai procurar colmatar as duas saídas com entradas de dois estrangeiros, sendo que um deles pode ser norte-americano. MC