Africa Basquetebol

11 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de juvenis: Entusiasmo em Tete em redor do básquete

A DERRADEIRA semana de férias escolares está a ser vivida com invulgar entusiasmo no seio da rapaziada de Tete. É que, para além do movimento desusado que já característica da cidade, o Campeonato Nacional de Basquetebol de Juvenis está a despertar a atenção de “todo o mundo”, com particular realce para a camada juvenil, que assim acrescentou mais um item no conjunto das suas diversões.
A prova, que decorre desde domingo no Pavilhão Municipal de Tete, mesmo no coração da cidade, conta com a participação de sete equipas, designadamente Maxaquene, Sports Clube de Chimoio, Escola Eduardo Mondlane de Chimoio e Golfinhos de Tete, em masculinos; Benfica de Tete, Universidade Pedagógica de Chimoio e Ferroviário da Beira.
Cumpridas já duas jornadas, entre domingo e segunda-feira, Maxaquene e Ferroviário da Beira, os principais candidatos ao título, em masculinos e femininos, respectivamente, não deixam os seus créditos por mãos alheias, vincando nas quatro linhas a sua superioridade, embora ainda haja muito campeonato pela frente, tendo em conta que se disputa no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas.
Na jornada inaugural, em masculinos, os “tricolores” ganharam ao Sports Clube por 74-67 e os Golfinhos triunfaram (20-0) por falta de comparência da Escola Eduardo Mondlane, que não aceitou jogar alegando falsificação de idades na formação tetense. Já na segunda-feira, o Maxaquene esteve à beira da centena de pontos, ao vencer Eduardo Mondlane pela marca de 99-35, tendo, por seu turno, Sports Clube batido Golfinhos por 72-69.
Ontem, disputou-se a terceira e última jornada da primeira volta, com os encontros Sports Clube-Eduardo Mondlane e Golfinhos-Maxaquene. Hoje, observa o geral, sendo a competição retomada amanhã.

No que diz respeito aos femininos, as “locomotivas” do Chiveve vão fazendo furor: primeiro, derrotaram Universidade Pedagógica por 66-49 e, a seguir, venceram Benfica de Tete pela marca de 59-38. Ontem realizou-se o jogo UP-Benfica.
Recorde-se que o Campeonato Nacional de Basquetebol de Juvenis é o primeiro de uma série de provas agendadas para este mês pela Federação Moçambicana da modalidade. A partir de sexta-feira, na Beira, será disputada a competição de juniores masculinos e femininos, para, entre 27 de Janeiro e 5 de Fevereiro, se realizar o campeonato de seniores femininos.