ANGOLA : Selecção feminina revê hoje
Transições rápidas defesa-ataque, circulação da bola, lançamentos de curta e longa distância dominam hoje a terceira sessão de treinos da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que projecta o Campeonato Africano das Nações. Depois de ter regressado ao país quarta-feira última de Maputo, onde conquistou a medalha de prata nos X Jogos Pan-africanos, a Selecção Nacional, comandada pelo técnico Aníbal Moreira, tem trabalho com afinco no aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos visando uma campanha de êxito, que passa pela qualificação directa aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
A excelente campanha realizada pelo “cinco” nacional em Maputo aumentou a crença da dupla Aníbal Moreira/Elisa Pires, técnicos que sonham em estar, pela primeira vez, na maior cimeira desportiva mundial. O primeiro classificado do Campeonato Africano das Nações de Bamako, a decorrer de 23 do mês em curso a 2 de Outubro próximo, tem apuramento directo aos Jogos Olímpicos de Londres, ao passo que o segundo e terceiro classificados disputam o torneio Pré-Olímpico. As angolanas, que falharam o Pré-Olímpico de 2006, tencionam assegurar a qualificação directa para Londres’2012.
O seleccionador nacional vai manter o grupo que conquistou de forma brilhante a medalha de prata nos Jogos de Maputo. A viagem para Bamako acontece a 22 do mês em curso. A Selecção Nacional faz a sua estreia a 23, diante dos Camarões. Na segunda jornada, as angolanas têm pela frente as senegalesas, com as quais perderam na final dos X Jogos Pan-africanos, por 57-64. Depois de terem conquistado o terceiro lugar, em 2009, no Campeonato Africano das Nações, realizado em Madagáscar, a Selecção Nacional tem como meta alcançar o primeiro lugar da prova.
Angola está inserida no Grupo B, com as selecções do Senegal, Camarões, Nigéria, Guiné e Ruanda. No Grupo A, estão as selecções do Mali, actual campeã em título, Costa do Marfim, Ghana, República Democrática do Congo, Moçambique e Tunísia.
Terra Nova e Vila Alice na final da “Taça Manguxi”
As equipas da Terra Nova e Vila Alice disputam hoje, a partir das 14hh00, a final da primeira edição do torneio de basquetebol de rua denominado “Taça Manguxi”, a ter lugar no município do Rangel, em Luanda. Para marcar presença na final, a Terra Nova, que joga em casa, venceu o bairro Popular, por 121-83, ao passo que a Vila Alice derrotou o São Paulo, por 85-72. O encontro da final este torneio que visa saudar o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, tem lugar no campo de jogos da Rua do Alentejo, na Terra Nova. Antes, para o terceiro lugar, jogam, às 12h00, São Paulo e Bairro Popular.
Organizado pela Comissão dos Moradores da Rua do Douro e a Associação dos Jovens da Terra Nova “De Julhos”, o torneio, que começou no domingo, é disputado no sistema quadrangular por quatro equipas e conta com atletas federados e não federados. A final deve contar com a presença dos administradores municipal do Rangel e comunal da Terra Nova, além das antigas glórias do basquetebol angolano, como Benjamim Romano, Edmar Victoriano “Baduna”, Ângelo Victoriano, Afonso Silva entre outros. Nelson Cantos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home