Africa Basquetebol

27 julho 2011

CABO VERDE : Voluntários querem título de campeão nacional


Os Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe querem a taça de campeão nacional em basquetebol. David, capitão e treinador da equipa foguense, acredita que a sua equipa, moralizada como está, pode fazer um bom torneio e lutar pelo título. O campeonato nacional, arranca esta quarta-feira, 27, e a equipa campeã do Fogo o “Voluntários” do grupo B, defronta Académica, campeã em título de São Vicente. No dia seguinte, a equipa do Fogo defronta o Bairro, vice-campeão regional Santiago, Sul. Na sexta-feira enfrenta a equipa campeã de Santo Antão, Porto Novo Basket.

“Quando uma equipa ganha, a confiança volta aos poucos e na final dos play-off mostramos determinação e acabamos por sagrar-nos campeões regionais”, afirma David, que está consciente de que para conquistar o título de campeão nacional é preciso estar preparado física e psicologicamente, pois os adversários são os campeões das três mais poderosas regiões desportivas de Cabo Verde. Por isso, a sua equipa trabalha diariamente a boa forma física, técnica e táctica.

Os Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe sagraram-se campeões regionais de basquetebol do Fogo em sénior masculino no quinto e último jogo dos play-off, realizado na semana passada. A vitória foi facilitada pelo excesso de faltas dos jogadores do Spartak, que ditou a expulsão de quatro dos seus atletas.

No quarto e último período do jogo, quando a equipa do Spartak vencia por 57-56, os seus dois restantes jogadores abandonaram o campo. Logo, na ausência de um adversário, a equipa dos Voluntários foi considerada campeã regional do Fogo, época 2011.

Nicolau Centeio