Africa Basquetebol

30 abril 2011

ANGOLA : Petro vence Libolo por 99-95


Numa partida marcada pelo signo de equilíbrio, fundamentalmente no último período, um erro grave do árbitro Mbunga Pedro na ponta final, ao validar dois pontos, permitiu ao Atlético Petróleos de Luanda chegar a igualdade a 93 pontos, quando restavam jogar um minuto e treze segundos. Com a igualdade, a equipa do Eixo-viário agigantou-se, tendo vencido o Libolo, por 99-95, em partida referente a primeira jornada da 33ª edição da “Final Four”.

Apesar do triunfo, os petrolíferos da capital sentiram imensas dificuldades para chamarem a vitória que foi arrancada graças a ajuda do árbitro Mbunga Petro. O Libolo que entrou com um ponto de bonificação na “Final Four” esteve melhor nos primeiros doze minutos, onde chegou a vulgarizar a equipa do Eixo-viário. Neste período, os libolenses sairam a vencer por 24-12. No segundo quarto, com os norte-americanos Roderick Nealy e Cedrick Issom a comandarem as acções ofensivas, os petrolíferos da capital conseguiram um parcial de 27-14, o que perfez 38-39, a favor da equipa do Eixo-viário, ao cabo dos primeiros 24 minutos.

Quando a formação do Libolo tinha praticamente o controlo da situação, és que o Petro efectuou uma estrondosa recuperação que culminou com ajuda do árbitro Mbunga Pedro, que teve como companheiros de apito, Carlos Júlio e Clésio Francisco, ambos árbitros de categoria internacional. No norte-americano do Libolo, Reggie Moore, poste, foi o cestinha da partida com 29 pontos e teve a valorização 42. Já no Petro, os americanos Roderick e Cedrick brilharam, ao anotarem 17 pontos cada.

Entretanto, a vitória foi vivamente festejada pelo técnico português Alberto Babo, que vê a sua equipa a renascer dos escombros. Petro, Interclube e Recreativo do Libolo somam dois pontos cada, a entrada da segunda jornada da “Final Four”. A formação militar tem apenas um ponto, fruto da derrota de ontem. Raul Duarte, técnico do Libolo, deu os parabéns a equipa do Petro, ao passo que Alberto Babo ressaltou o espírito guerreiro dos seus atletas.

Ficha técnica

Pavilhão Principal da Cidadela: Pouco público
Arbitragem: Carlos Júlio, Clésio Francisco e Mbunga Pedro

Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (16), Olímpio Cipriano (18), Francisco Sousa (0), Edson Ndoniema (0), Mayzer Alexandre (0), Abdel Bouckar (5), Simão Simão Santos (0), Leonel Paulo (12), Abdel Gomes (0), Reggie Moore (29), Feliciano Camacho (1), Milton Barros (14).
Treinador: Raul Duarte

Petro de Luanda: Braúlio Morais (14), Roderick Nealy (17), Roberto Fortes (13), Paulo Barros (0), Paulo Santana (1), Miguel Kiala (10), Cederick Issom (17), Hélder Gonçalves (9), Wladimir Pontes (0), Hermenegildo Mbunga (7), Idelfonfo Kiteculo (0), Carlos Morais (11). Treinador: Alberto Babo

Marcha do marcador: 24-12, 38-39, 73-67, 95-99

Polícias “alvejam” militares

A formação do Grupo Desportivo Interclube assumiu a candidatura ao título da 33ª edição do BAI basket, ao derrotar ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o 1º de Agosto, campão nacional em título, por 93-89, em desafio referente a primeira jornada da “Final Four”. A jogar em casa e perante a sua clack, a formação da Polícia, liderada pelo técnico angolano, José Carlos Guimarães, superiorizou-se fundamentalmente na ponta final do último quarto, ante um 1º de Agosto que apresentou-se algo apática em alguns momentos do desafio.

O Interclube que acupou o terceiro lugar do Grupo A, relegando para a quarta posição o Atlético Petrlóes de Luanda, saiu a vencer ao cabo dos primeiros 24 minutos, por dois pontos de diferença (44-42). Nos períodos subsequentes o equlíbrio marcou o desafio, tendo a equipa da Polícia aplicado a terceira derrota ao campeão nacional em título, na presente temporada. José Carlos Guimarães continua privado de José Nascimento e Wilson da Mata, devido à lesão. Eduardo Mingas foi o melhor marcador do Interclube, com 21 pontos, ao passo que o Armando Costa, do 1º de Agosto, foi o cestinha da partida com 25 pontos. MC

D`Agosto ferido vista Libolo

Depois de ter perdido ontem, frente ao Interclube, por 93-89, o 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, em partida referente a segunda jornada da “Final Four”. Duas horas antes, o Atlético Petróleos de Luanda recebe o Grupo Desportivo Interclube. Os campeões nacionais em título veêm-se na obrigação vencerem esta noite a formação do Libolo, sob pena de estarem mais distanciados dos principais concorrentes. Já o Interclube, moralizado com o triunfo frente a equipa militar, por 93-89, defronta às 16h00, no Pavilhão Principal da Cdadela, o Atético Petroleos de Luanda, que ontem venceu o Libolo, por 99-95. MC


Angola assegura presença
nas Taças Diamante e Stankovic

A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos tem assegurada as participações nas Taças Diamante e Stankovic, enquadrado na preparação dos decacampeões que em Agosto próximo vão a busca do décimo título continental e consequentemente o passe de apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
De acordo com António Celestino Sofrimento Manuel, chefe do gabinete técnico e de formação da Federração Angolana de Basquetebol (FAB), para além dos torneios acima referenciados, a sua direcção está manter contactos com vários países europeu no sentido de conseguir mais jogos de controlo para o cinco nacional.
“Neste momento temos confirmado a participação na Taça Diamante e a Taça Stankovic. Estamos a trabalahar no sentido de proporcionar a selecção uma preparação condigna”, garantiu o executivo da FAB. MC

Gomez faz primeiras anotações

O seleccionador nacional dos decacampeões africanos, o francês Michel Gomez, começou ontem a tirar as primeiras anotações na “Final Four” , na projecção do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos (Afrobasket), a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, Madagáscar.
Depois de ter sido apresentando na manhã de ontem, o novo seleccionador nacional acompanhado da sua agenda e dos seus adjuntos marcou presença nas duas quadras que acolheram a primeira jornada da 33ª edição da “Final Four”.
Michel Gomez assistiu os primeiros 24 minutos do jogo Interclube-1º de Agosto, disputado no Pavilhão 28 de Fevereiro, e posteriormente deslocou-se para o Pavilhão Principal da Cidadela, onde testemou o duelo de gigantes, que colocou frente a frente Petro- Libolo. MC