Africa Basquetebol

25 março 2011

ANGOLA : Técnico Emanuel Trovoada


O técnico de basquetebol do Clube Desportiva da Huíla, Emanuel Trovoada, considerou a convocação de três atletas da sua equipa para a pré-selecção nacional masculina em sub-16, que visa o torneio de apuramento da Zona VI, como um reconhecimento ao trabalho dos treinadores locais. Trata-se de Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Racharson Francisco Binda, e Ivailson Bento de Jesus Fontoura, chamados pelo seleccionador nacional, Elvínio Dias, para a campanha de apuramento da Zona VI, marcada para entre 8 e 15 de Abril próximo, em Lusaka, capital da Zâmbia.

“De certa forma, é finalmente o reconhecimento ao trabalho que nós, técnicos da Huíla, temos vindo a desenvolver em prol da modalidade. Temos estado a atravessar momentos extremamente difíceis. Apesar disso, nunca deixamos de trabalhar nem de acreditar no nosso trabalho. Fruto desse esforço e sacrifício, aqui está a prova deste grande incentivo que é essa convocatória dos três jovens”, disse satisfeito Emanuel Trovoada.

Emanuel Trovoada explicou que estes jovens atletas que participaram nos três últimos campeonatos de cadetes realizados em Benguela, teoricamente no modelo que está a utilizar no seu trabalho quotidiano, até aos escalões de cadetes, não têm posições definidas. Por isso, não revelou se jogam na posição base ou extremo. Contudo, assegurou que como atletas do escalão de cadetes, sabem interpretar essas posições para que no futuro, quando chegar a altura de ascender nos escalões de juniores e seniores, possam ser jogadores mais completos.

O técnico disse que espera que essa convocatória dos seus atletas sirva de grande incentivo para os demais jovens que não são convocados noutros escalões. Daí que continua a trabalhar todos os dias com a mesma humildade para dignificar cada vez mais a bandeira de Angola, no geral, e da província em particular. “Esperemos que na selecção nacional júnior, tenhamos também atletas que possam dar o seu contributo ao nosso país”, asseverou.

Sublinhou que com essa chamada espera que o Governo e os grandes empresários da província acreditem no projecto que está ser desenvolvido nestas paragens no sentido de dar mais apoios aos jovens valores e promessas do basquetebol angolano. Emanuel Trovoada sublinhou que a província da Huíla possui todas condições para singrar no basquetebol. “Esperemos que, de facto, isso seja um grande incentivo para os jovens que não foram convocados em outros escalões. Os jovens estão radiantes com esta chamada. Dai, mais uma vez, agradecer à própria federação e ao próprio treinador principal que acreditaram no nosso trabalho”, frisou.

King quer ficar entre os eleitos

Ladislau Jacinto Tomás King, de 1 metro e 88 centímetros de altura e calça 45, mostrou-se regozijado por ter conseguido atingir um dos objectivos que tanto sonhou. Com apenas três anos de prática da modalidade almeja trabalhar para conquistar um lugar nos eleitos rumo à “operação Lusaka”. “Sinto-me muito feliz porque foi reconhecido o trabalho que tenho feito. Graças ao grande trabalho que o mister Trovoada desenvolve no Lubango fui convocado. Mas para me tornar um grande jogador preciso de melhorar mais em todos sentidos, porque todos os dias são para aprender e eu ainda não sou perfeito. Preciso de aprender muito”, garantiu Ladislau King. G.H

Huambo acolhe acto central
do Dia Nacional do Basquetebol

A província do Huambo vai acolher o acto central do dia 18 de Maio, Dia Nacional do Basquetebol. A informação foi avançada, esta semana, pelo presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, no final da uma reunião mantida com a direcção Provincial da Juventude e Desportos e das Associação de Basquetebol do Bengo, Luanda, Benguela e Huambo. Durante o encontro com os membros de algumas associações províncias ficou ainda definido que a província do Huambo vai acolher a realização de um torneio inter-provincial de cadetes em ambos os sexos.

Gustavo da Conceição disse ainda que está marcado, para os próximos três meses, a realização de acções de formações para a classe de árbitros, treinadores, estatístico e dirigismo desportivo. “Nestes cursos de formação é necessária a presença de mais de 25 elementos para podermos tirar o maior rendimento do mesmo. Vamos entregar kits de material desportivo aos técnicos que fizerem a formação para depois poderem trabalhar”, disse.

O director provincial da Juventude e Desportos do Huambo, Carlos Graça, adiantou que a realização das actividades do Dia 18 de Maio na província vai dar maior dinamismo e relançar o basquetebol na província.
João Constantino, no Huambo

Planalto Central alberga
final da Supertaça

A final da Supertaça de basquetebol sénior masculino vai acontecer no próximo mês de Novembro, na cidade do Huambo. A confirmação foi feita pelo presidente da federação angolana da modalidade, Gustavo da Conceição, quando fazia o balanço da reunião das associações províncias realizada na semana finda, na cidade do Bié. Gustavo da Conceição disse que encontrou disponibilidade dos dirigentes locais que pretendiam trazer ao Huambo equipas do topo do basquetebol nacional. “Encontramos disposição da parte das autoridades locais e intenção da associação provincial de basquetebol.

Daí, a nossa decisão de fazermos disputar aqui a final da Supertaça sénior masculino, em Novembro, nas vésperas das festas da Independência. Vamos analisar os encargos para ambas as partes, mas saio daqui com a promessa que a província vai acolher esta prova”, disse Gustavo Conceição. Quanto à reunião do Bié, Gustavo da Conceição, considerou-a de positiva e afirmou que marca uma nova página do círculo a modalidade. J.C