Africa Basquetebol

01 março 2011

ANGOLA : Fase regular do BAI Basket termina já esta semana


A fase regular da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, encerra este final de semana com a disputa das últimas duas jornadas da referida fase. A duas jornadas do termo da fase regular do “Nacional da bola ao cesto”, três formações lideram a competição com 36 pontos, designadamente o 1º de Agosto, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, detentor da Taça de Angola, e Interclube, campeão provincial de Luanda em título.

A luta pelos três primeiros lugares tem sido bastante interessante, com mutações constantes na tabela classificativa da prova.Já a meio da tabela, as formações do Sporting de Cabinda, orientada actualmente pelo ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos, Alberto de Carvalho “Ginguba” e O Clube Desporto Universidade Agostinho Neto (Cduan), de Silva Massoio, têm se sobreposto às demais equipas, ao passo que na cauda, o recém-chegado Vila Estoril e Vila Clotilde, trocam sistematicamente o último lugar.

Em função do calendário das últimas duas jornadas, o 1º de Agosto tem fortes hipóteses de terminar a fase regular, já que terá pela frente as equipas da Lusíada e do Vila Clotilde. Já o Recreativo do Libolo e Interclube vão decidir no sábado, quem vai ficar com o segundo lugar do BAI Basket. Apesar de faltarem duas jornadas para o encerramento da fase regular, as classificações para a fase de Grupos está praticamente definida. Assim sendo, 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Interclube, Petro de Luanda, ASA e Cduan são as equipas que farão parte do Grupo A, ao passo que as restantes formarão o Grupo B.