Africa Basquetebol

21 fevereiro 2011

ANGOLA : Velhas guardas "brilham" na festa da AMUD


A equipa do Girassol, em velhas guardas, venceu hoje, no pavilhão da Cidadela, a formação das Welwitchias por 40-24, em partida enquadrada nas festividades do 2º aniversário da Associação Mulher e Desportos (AMUD).

Fruto da idade avançada das jogadoras, uma vez que nenhuma se encontra no activo, o jogo foi disputado durante 40 minutos, divididos em 20 corridos. Serviu para as veteranas fazerem “gosto à mão”, numa partida em que prevaleceu a convivência em detrimento da competitividade.
As antigas internacionais angolanas Adriana Sebastião (ex-Vila Clotilde), Antónia Cruz (ex-1º de Agosto), do lado das Welwitchias, e Eva Nogueira (1º de Agosto), pelo Girassol, mostraram alguns dotes técnicos, levando os presentes aos anos 70 e 80 épocas que brilhavam como jogadoras profissionais.
Na primeira partida do dia, em iniciados femininos, as Formiguinhas derrotaram o 1º de Agosto por 11-6, com 4-2 ao intervalo a favor das formiguinhas.
Em sénior feminino, o 1º de Agosto perdeu frente ao Desportivo do Maculusso por 35-43, num jogo onde as equipas compareceram sem as principais jogadoras e utilizaram algumas juniores.
No final da jornada, os membros da AMUD efectuaram o corte do bolo do seu 2º aniversário, na presença das atletas e convidados.

A AMUD tem como objectivo incentivar a presença de cada vez mais mulheres na prática desportiva, tanto como dirigentes ou atletas.
A associação tem como objectivos, dentre outros, tentar inverter o quadro actual que indica diminuta participação feminina no desporto, campanhas para massificação nos bairros, palestras e seminários, além de apelos e advocacia, no sentido da criação de um diploma legal referente à temática da inserção da mulher no desporto.