Africa Basquetebol

19 fevereiro 2011

ANGOLA : Festa feminina na Cidadela


As equipas seniores femininas de basquetebol do 1º de Agosto e do Maculusso defrontam-se amanhã, a partir das 15h00, no pavilhão principal da Cidadela desportiva, no âmbito das festividades do segundo aniversário da Associação Angolana Mulher e o desporto (AMUD), informou a Angop. Antes da partida entre a segunda e a terceira classificada do Campeonato Nacional, vai haver jogos entre as equipas de iniciados e de cadetes da escola de formação desportiva “As Formiguinhas do Cazenga”, de acordo com Teresa Quarta, presidente do grémio, em funções desde 20 de Fevereiro de 2009.

A dirigente acrescentou que as actividades para saudar a efeméride englobam também uma partida amistosa entre as antigas praticantes de basquetebol. Teresa Quarta disse que o primeiro ano foi reservado à organização interna da instituição e que as acções práticas tiveram início somente em 2010. Considerou positivo o balanço das acções realizadas até agora, mas lamentou o facto da associação não possuir ainda uma sede social e estar dependente de patrocínios para desenvolver as suas actividades.

Formação é prioridade
A Associação Angolana Mulher e o Desporto (AMUD), constituída a 20 de Fevereiro de 2009, tem como prioridade, no segundo ano de existência, a formação de formadores, monitores e árbitras. A presidente da organização referiu que também vai ser dada atenção ao fomento de actividades desportivas no seio das mulheres, com a colaboração das federações nacionais e governos provinciais. Teresa Quarta, que é também vice-presidente do Comité Nacional Olímpico de África (ACNOA), indicou que o grande objectivo é tornar a AMUD uma instituição de utilidade pública. Explicou que o processo para tal se encontra, desde 2009, no Ministério da Justiça e que até agora não obteve resposta.

Em dois anos de existência, a AMUD realizou, no ano passado, uma Conferência Nacional Mulher e Desporto, na cidade de Benguela, que contou com a participação de representantes de todas as províncias, além de diversas actividades ligadas a efemérides. A associação tem como objectivos, dentre outros, tentar inverter o quadro actual que indica diminuta participação feminina no desporto, campanhas para massificação nos bairros, palestras e seminários, além de apelos e advocacia, no sentido da criação de um diploma legal referente à inserção da mulher no desporto.