Africa Basquetebol

02 fevereiro 2011

ANGOLA : Interclube aplica chapa cem ao ASA


A formação do Grupo Desportivo Interclube derrotou ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 100-83, em partida de acerto a primeira jornada da segunda volta da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Sem o extremo José Nascimento, que esteve de fora por lesão, a formação da Polícia, ao contrário do que se esperava, não encontrou dificuldades para levar de vencida a sempre aguerrida equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), apesar dos primeiros dois períodos terem sido jogados sob o signo de equlíbrio.

O Interclube entrou no desafio de forma avassaladora, tendo conseguido um parcial de 6-0, quando estavam decorridos apenas um minutos e 59 segundos. Mas, rapidademente, a turma do Aeroporto conseguiu estabalizar o seu voo, e terminou o primeiro quarto em vantagem de três pontos (26-23).

No segundo período, a formação da Polícia que na presente temporada assumiu a sua candidatura a conquista do título nacional, muito em função das contratações que efectuou, melhorou significativamente a sua defesa assim como o ataque, tendo conseguido um parcial de 29-19, perfazendo o resultado aos cabo dos primeiros 24 minutos, em 45-52, a favor da equipa forasteira.

Nos quartos subsequentes viu-se um Interclube mais esclarecido em todos os aspectos, ao contrário do seu adversário que estive simplesmente apática muito em função da marcação dos polícias, que variavam as suas defesas em zona e homeme a homem. A vitória ajusta-se perfeitamente ao Interclube, por aquilo que as duas formações produziram ao longo dos 48 minutos.

Wilson de Carvalho, do ASA, com 31 pontos foi o cestinha do desafio. O jovem da equipa aviadora teve ainda a valorização 43. Já no Interclube, Euclides Camacho evidenciou-se entre os demais, ao anotar 25 pontos. Com o triunfo de ontem, a formação da Polícia partilha a terceira posição com Petro, ambos com 23 pontos, prova liderada pelo 1º de Agosto com 27 pontos. Libolo ocupa a segunda posição com 25 pontos.

Ficha Técnica

Pavilhão Anexo da Cidadela: Com pouco público
Arbitragem: Carlos Júlio, David Manuel e Manuel Nascimento.

ASA: Fernando Albano (9), Rui Matias (0), Helder Domingos (4), Eduardo Ferreira (0) Emanuel António (10), Cardoso Casimiro (3), Wilson Carvalho (31), Nivaldo Sumbo (7), Francisco Horácio (0), Afonso Rodrigues (2 ), Francisco Gonçalves (3) Cristovão Oliveira (14).
Treinador: Carlos António Dinis

Interclube: Edmundo Ventura (3), Eduardo Mingas (14), Simão Panzo (3), Michel Santos (0), Jorge Taty (11), Muamba Ilunga (5), Lifetu Selengue (10), Luís Costa (11), Yubi Major (0), Joaquim Xavier (5), Euclides Camacho (25), Shaanon Crooks (13).
Treinador: José Carlos Guimarães

Marcha do marcador: 26-23, 45-52, 67-80, 83-100