ANGOLA : Rivais travam duelo no Rio Seco
O Pavilhão do Codenm vai aquecer hoje, a partir das 19h00, quando a formação do 1º de Agosto receber o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, na partida de maior cartaz da segunda jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, também designado BAI Basket. Depois de terem vergado os seus opositores na primeira volta, por 91-77, os militares, que até ao momento averbaram apenas uma derrota, frente ao Interclube (68-81), vão procurar alcançar mais um triunfo no desafio desta noite.
O 1º de Agosto, que ocupa o segundo lugar da classificação, com 22 pontos, menos um que o líder Libolo, vai tentar distanciar-se ainda mais do seu arqui-rival, que ocupa o terceiro posto, com 20 pontos. O internacional angolano Armando Costa é a grande novidade no cinco inicial da equipa rubro e negra, depois de cumprir um período forçado de férias de seis meses, devido a uma lesão que contraiu no joelho esquerdo no meio da época transacta, tendo ficado de fora do Mundial da Turquia, no ano passado.
Vão fazer ainda parte do quinteto inicial Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas” e o cabo-verdiano Mário Correia. Esta manhã, a equipa do Rio Seco realiza a última sessão de treinos, onde se vão montar as estratégias para neutralizar os petrolíferos da capital. Apesar de reconhecer a potencialidade do seu arqui-rival, os petrolíferos da capital comandados por Carlos Morais, internacional angolano, além dos norte-americanos Roderick Nealy e Cedrick Isom, vão tentar vergar os militares pela primeira vez na presente época desportiva.
Clinicamente, o grupo liderado pelo português Alberto Babo está bem. A partida de mais logo é de difícil prognóstico, a julgar pelo potencial, tanto individual, como colectivo, dos contendores. O Pavilhão do Codenm, conhecido como “inferno”, deve registar hoje mais uma enchente.
Baganha e António Bernardo
ajuizam mais um clássico
Fernando Pacheco “Baganha” (internacional), António Bernardo e Clésio Francisco foram os juízes escolhidos pelo Conselho de Arbitragem da federação angolana da modalidade para apitarem o clássico dos clássicos da “bola ao cesto”. A actuação dos homens do apito tem sido bastante criticada pelos agentes desportivos (treinadores, dirigentes e atletas) pelo que se espera uma arbitragem isenta no prélio de mais logo. MC
Supertaça Compal
é apresentada hoje
A segunda edição da Supertaça Compal de basquetebol em seniores masculinos, que este ano se disputa em Lisboa, de 11 a 13 de Fevereiro próximo, vai ser apresentada hoje, às 15h30 minutos, em conferência de imprensa, numa das salas do Hotel Tropico, em Luanda. Uma delegação da Federação Portuguesa de Basquetebol, encabeçada pelo seu presidente, Mário Saldanha, esta desde a última segunda-feira, em Luanda, para acertar os últimos pormenores com a sua congénere angolana. A competição, que teve o pontapé de saída na capital angolana, no ano passado, junta os campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal.
Enquadrada no protocolo de cooperação entre os dois países, a prova visa a troca de experiências entre as duas nações, e pode estender-se aos restantes países de língua portuguesa num futuro breve, segundo fez saber Mário Saldanha. Para a edição número dois da Supertaça Compal estão confirmadas as participações do 1º de Agosto, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, vencedor da Taça de Angola, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto. O Benfica é o actual campeão em título da Supertaça Compal. O vencedor vai receber um cheque de 10 mil euros, o finalista 7.500 euros, o terceiro cinco mil e o quarto 2.500. MC
ASA defronta Interclube
Na outra partida de destaque da segunda jornada da segunda volta do BAI Basket, agendada para hoje, o ASA recebe, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, às 18h00, o Interclube. Depois de ter perdido em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, por 80- 83, frente aos aviadores, no prélio da primeira volta, os pupilos de José Carlos Guimarães, que na última terça-feira venceram de forma apertada o CDUAN, por 92-88, vão procurar desforrar-se do desaire caseiro.
Aviadores e polícias vão seguramente proporcionar, logo mais, um bom espectáculo da “bola ao cesto”. Embora a equipa ainda não esteja a cem por cento, como desejava José Carlos Guimarães, o Interclube tem-se pautado pela regularidade na presente edição do BAI Basket. No confronto directo com os chamados grandes - 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo -, a formação da Polícia tem levado vantagem. O favoritismo está repartido em 50 por cento para cada formação.
Ainda para a segunda jornada, jogam Sporting de Cabinda-Vila, Santos Futebol Clube-Clube Desportivo Vila Estoril e Cduan-Lusíadas. Amanhã, a prova prossegue com a disputa da terceira jornada, que tem o seguinte cartaz: Sporting de Cabinda-Libolo, 1º de Agosto-Sporting de Luanda, Santos-Vila, Cduan-Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA)-Vila Estoril e Interclube-Lusíadas. MC
http://jornaldosdesportos.sapo.ao
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home