Africa Basquetebol

12 fevereiro 2011

ANGOLA : 1º de Agosto bate Libolo na Taça Compal em Portugal


A formação do 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão do Campo Pequeno, em Lisboa, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 77-76, em partida referente à primeira jornada da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. Com um piso que quase dificultava a execução de alguns recordes técnicos por parte dos intervenientes, militares e libolenses proporcionaram ontem, ao pouco público que se fez presente no Campo Pequeno, uma boa partida de basquetebol para alegria da comunidade angolana.

Apesar da chuva que se abateu ontem ao fim da tarde, princípio da noite, na capital portuguesa, Lisboa, os angolanos residentes em terras de Camões fizeram-se presentes para testemunharem a qualidade do basquetebol angolano e africano. A equipa militar, vicecampeã da Supertaça Compal, entrou melhor no desafio, tendo vencido os primeiros 10 minutos, por 16-11. No segundo período, a formação do Libolo melhorou a sua defesa e conseguiram reduzir a desvantagem para quatro pontos, ao cabo dos primeiros vinte minutos (35-31).

Os últimos dois quartos foram jogados com muito equilíbrio, com a formação rubro- negra a mostrar maior serenidade nos momentos cruciais da partida, tendo vencido por apenas um ponto (77-76). Três empates marcaram o desafio (27-27, 48-48 e 50-50). Do lado militar, Felizardo Ambrósio, com 16 pontos destacou-se entre os demais. Carlos Almeida, com 14, também esteve em evidência. O norte-americano Reggie Moore foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da partida. Reggie marcou 22 pontos e obteve a valorização de 29. Olímpio Cipriano contribuiu com 18 pontos.

Na outra partida da noite, o Sport Lisboa e Benfica defrontou o Futebol Clube do Porto mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final. Hoje, sábado, a competição prossegue com a disputa da segunda jornada. O 1º de Agosto medirá forças com o vencido da segunda partida da noite, ao passo que o Libolo vai jogar diante da equipa vencedora.

Ficha técnica
Pavilhão: Campo Pequeno, em Lisboa, com pouco público
Capacidade: Sete mil pessoas

Arbitragem: Carlos Santos, Sérgio Silva e Pedro Rodrigues, todos portugueses

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (8), Adilson Baza (0), Mário Correia (9), Joaquim Gomes “Kikas” (10), Felizardo Ambrósio (16), Hermenegildo Santos (0), Hélder Ortet (5), Adolfo Quimbamba (3), Carlos Almeida (14), Miguel Lutonda (0), Karton Mims (12).
Treinador: Luís Magalhães.

Libolo: Olímpio Cipriano (18), Francisco Sousa (0), Domingos Bonifácio (0), Edson N’domiena (9), Abdel Gomes (0), Mayzer Alexandre (8), Reggie Moore (22), Feliciano Camacho (2), Abdel Bouckar (8), Simão Santos (0), Milton Barros (9), Edgar Chocolate (0).
Treinador: Raul Duarte

Marcha do marcador: 16-11, 35-31, 53-52, 77-76.

Imprensa lusa
“ignora” competição

A segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino que ontem teve início na capital portuguesa tem passado despercebida na imprensa lusa. Dos vários jornais diários desportivos e generalistas editados em Portugal, apenas o Jornal A Bola, curiosamente diário editado em Lisboa, na sua edição de quinta-feira, num suplemento de oito páginas, fez uma abordagem sobre a competição que arrancou ontem. Já na edição de ontem, sexta-feira, A Bola não fez qualquer menção sobre o início da prova. Já o Record, outro diário desportivo, dedicou meia página na edição de ontem. O Jogo, outro diário especializado, não fez qualquer menção sobre o arranque da prova. O mesmo se pode dizer do jornal generalista o Correia da manhã. A nível das televisões o cenário é o mesmo. M.C

Pouco público na abertura
A pouca divulgação feita pela comunicação social portuguesa contribuiu em certa medida para que a primeira jornada da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino tivesse uma moldura humana bastante reduzida. Ainda assim, o pouco público que se deslocou ao Pavilhão do Campo Pequeno, na sua maioria angolanos, vibrou do princípio ao fim com a qualidade do basquetebol angolano e africano proporcionado pelas formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul. M.C

Toy Limpa Chão sonha
fechar carreira nos E.U.A

Tal como milhares de jogadores de basquetebol espalhados pelo mundo afora sonham em actuar na Liga Norte-America de Basquetebol, a famosa NBA, e lá fecharem as respectivas carreiras, o jovem angolano, António Lourenço Van-dúnem, de 29 anos de idade, ou se preferirem Toy Limpa Chão também almeja encerrar a sua carreira nos Estados Unidos da América, limpando as quadras de jogo daquele país. Toy Limpa Chão, que foi convidado pelo comité organizador da segunda edição da Supertaça Compal para com o seu jeito peculiar limpar o piso do Campo Pequeno, local que acolhe a prova, afirmou que o convite surgiu em boa altura já que conseguiu realizar um dos vários sonhos que tem em carteira. “Estou pela primeira vez na Europa. Um sonho realizado e espero terminar a minha carreira nos Estados Unidos da América”, asseverou o jovem António Lourenço Van-dúnem, ou simplesmente Toy Limpa Chão. M.C