Africa Basquetebol

14 janeiro 2011

ANGOLA : D´Agosto e Vila Clotilde disputam final antecipada


As formações do 1º de Agosto e do Futebol Clube Vila Clotilde de basquetebol em juniores masculinos defrontam-se amanhã, a partir das 11h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, em partida a contar para a primeira meia-final da XXVII edição do “Nacional da bola ao cesto”. O desafio é considerado como uma final antecipada, dado que as duas equipas disputaram, na temporada passada, o troféu, com a vitória a sorrir para o Vila.

Ontem, para os quartos-de-final da referida competição, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) eliminou o Desportivo da Huíla, que venceu por 70-60, com os já favoráveis 37-25, ao cabo dos primeiros 20 minutos. Os pupilos do ex-internacional angolano, Herlander Coimbra, superiorizaram-se, tendo vencido os quatro períodos com uma certa naturalidade.
Aliás, até aqui os militares conseguiram justificar o estatuto que lhes é atribuído como sendo um dos candidatos à conquista da 27ª edição do campeonato nacional da modalidade.

No quarto inicial, a equipa rubro e negra conservava já uma vantagem de três pontos (17-14). No período subsequente, a formação militar conseguiu um parcial de 20-11, o que perfez 37-25 ao intervalo. Na etapa complementar, o Desportivo da Huíla conseguiu equilibrar a partida mas, a formação militar não se intimidou, tendo vencido por 70-60. João Pedro, atleta do desportivo da Huíla, com 20 pontos, foi o cestinha da partida. Pela banda militar, Joel Domingos, com 16 pontos, destacou-se entre os demais, seguido do seu companheiro de equipa, Joaquim Xassuale, com 14.

Já o Futebol Clube Vila Clotilde, campeão nacional em título, sentiu imensas dificuldades em ultrapassar a formação do Misto da Lunda-Sul, por 71-60, equipa que possuiu jogadores com uma estrutura física pouco comum nesta idade (18 anos). O Vila perdeu os dois primeiros quartos, por 15-21 e 32-34. Nos quartos subsequentes, os pupilos de Venâncio Quintas superiorizaram-se, tendo vencido o desafio, por 71-60. Ainda amanhã, para outra meia-final, o Atlético Petróleos de Luanda, que ontem eliminou a formação do Progresso do Sambizanga, derrotando-o, por 59-48, medirá forças com o Sporting de Benguela.

Sporting de Benguela
surpreende aviadores

Contra todas as expectativas, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA) foi ontem eliminada dos quartos-de-final da XXVII edição do campeonato nacional de basquetebol em juniores masculinos, ao perder com a equipa do Sporting de Benguela, por 69-79. Depois de perder o primeiro período, por 13-14, a equipa do Aeroporto, conduzida pelo técnico João Calei, conseguiu um parcial de 18-16, o que perfez 29-32 a favor dos aviadores. Apesar do equilíbrio que marcou os últimos dois quartos, os verde e branco da cidade das Acácias Rubras (Benguela) acabaram por vencer, por 79-69.

O resultado ajusta-se perfeitamente por aquilo que as duas formações produziram ao longo dos 40 minutos. Entretanto, ASA, Misto da Lunda-Sul, Desportivo da Huíla e Progresso do Sambizanga, disputam hoje, sexta-feira, as classificativas do quinto ao oitavo lugares, respectivamente. M.C

Femininas apuram
amanhã finalistas

Grupo Desportivo Interclube-Grupo Desportivo O Maculusso e 1º de Agosto-Juventude de Viana são as partidas marcadas para amanhã, sábado, referente às meias-finais da XXV edição do campeonato nacional de basquetebol em juniores femininos. A final da referida competição acontece igualmente domingo, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva. M.C

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home