Africa Basquetebol

22 dezembro 2010

ANGOLA : Hexacampeões africanos chegam hoje a Luanda


A formação sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, hexacamepã africana, desembarca ao princípio da tarde de hoje, quarta-feira, proveniente de Cotonou, capital do Benin, onde domingo último conquistou a XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da modalidade. No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, estarão, segundo apurámos, altos funcionários da equipa militar assim como a sua massa associativa para receberem condignamente os hexacampeões africanos da “bola ao cesto” que brilharam na recém terminada Taça dos Clubes Campeões Africanos da modalidade, que decorreu de 10 a 19 do mês em curso, em Cotonou, capital do Benin.

Depois de terem conquistado a Taça, os jogadores e a equipa técnica vão cumprir umas curtas férias de Natal, estando o regresso aos trabalhos marcado para a primeira semana do mês de Janeiro de 2011. A partir de Janeiro próximo, as baterias dos militares estarão viradas para o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, a Taça de Angola e a II edição da Taça Compal, prova a ser disputada no mês de Fevereiro, em Lisboa, Portugal.

Lutonda e Adilson Baza pretendem mais títulos

Com 39 anos vividos (completa 40 anos a 25 do mês em curso), Miguel Pontes Lutonda é dos atletas no activo com mais títulos conquistados, quer a nível de selecções, quer de clubes. Apesar do seu currículo estar preenchido com vários troféus, o internacional angolano, conhecido nas lides da “bola ao cesto” como o grande “General”, não escondeu a sua satisfação pela conquista da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, por sinal, a sua sexta Taça ao serviço da equipa militar.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o veterano Miguel Lutonda afirmou que a conquista de mais um título africano reflecte a abnegação e, sobretudo, o espírito de sacrifício do colectivo, da direcção, dos jogadores e da equipa técnica. “Penso que estas vitórias sucessivas são fruto de um trabalho árduo que nós, jogadores, direcção do clube e equipa técnica, temos vindo a realizar de há um tempo a esta parte. Como se sabe, é o meu sexto troféu a nível de clubes e, como não podia deixar ser, gostaria de felicitar os meus colegas pelo esforço empreendido, o qual tornou possível a revalidação do ceptro”, disse o internacional angolano.

O camisola 14 do clube rubro e negro reconheceu que o grupo pagou caro o facto de ter menosprezado a formação do Condor dos Camarões, durante a primeira fase.“É natural este tipo de jogo. Nós entrámos na primeira fase um pouco relaxados, a pensar que as coisas iam correr a feição, e acabámos por ser surpreendidos. Mas, graças a Deus, conseguimos dar a volta e demonstrámos na final que somos superiores ao Condor dos Camarões”, asseverou o grande “General”.

Para o veterano é necessário que a formação militar eleve cada vez mais as suas performances no sentido de continuar a somar triunfos atrás de triunfos. Também o jovem Adilson Baza (base), atleta que tem sido um dos bases principais da equipa militar, com a “saída” do internacional angolano, Armando Costa, por lesão, se regozijou pela conquista de mais um título africano, o terceiro da sua carreira.

“Estamos todos de parabéns, porque mais uma vez conseguimos cumprir o objectivo a que nos propusemos para esta competição, que era a revalidação do título africano”, disse. O base da equipa militar afirmou, por outro lado, que vai continuar a trabalhar para manter a confiança do português Luís Magalhães e continuar a ganhar títulos, tanto a nível doméstico como além fronteiras. MC

D´Agosto lidera Ranking

Com seis títulos já conquistados, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) lidera o ranking da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos. Nas posições imediatas seguem-se o Asfa, do Senegal, com três, Hit Trésor, da República Centro Africana, Asec Mimosas, da Côte d`Ivoire, e Gezire Sc, do Egipto, todos com dois campeonatos africanos ganhos. Com um título arrebatado estão as formações do Res Starde, da RCA, As Police, do Senegal, Maxaquene, de Maputo, Ittihad, do Egipto, Jeanne, do Senegal, Zamalek, do Egipto, Mês, de Marrocos, Al Ahly, do Egipto, ABC, da Côte d`Ivoire, e Atlético Petróleos, de Luanda.