O director técnico para o basquetebol do Vila Clotilde, Emanuel Guimarães, apelou, hoje (segunda-feira), em Luanda, aos agentes desportivos angolanos, a prestar maior atenção aos escalões de formação para o bem do futuro da modalidade.
O responsável lançou esse apelo a propósito da conquista, pelo 1º de Agosto, da Taça da Liga dos Campeões Africanos, em seniores, e das selecções sub-20, em ambos os sexos, nos Jogos da SADC, na Swazilândia.
Em declarações à Angop, por telefone, a antiga estrela da modalidade, disse que os êxitos do 1º de Agosto na liga africana e das selecções sub 20, na SADC, mostraram que o basquetebol angolano é o melhor do continente, mas que a nível interno precisa de trabalhar-se mais para poder trilhar outros passos.
Apesar de algum trabalho que se tem feito a nível interno, Emanuel Guimarães considera-o ainda insuficiente, pois "são visíveis as dificuldades que estas equipas encontram nos campeonatos nacionais”.
O antigo técnico do Vila Clotilde e também irmão do ex-craque, José Carlos Guimarães, actual técnico do Inter clube, lançou um apelo à Federação da modalidade e Ministério de tutela, no sentido de reunirem os técnicos de basquetebol para traçarem estratégias que salvaguardem o futuro dessa disciplina desportiva.
Evocando a sua "longa experiência", Emanuel Guimarães disse que a maior parte dos técnicos que trabalham com os escalões de formação não tem a qualidade exigida, o que pode comprometer o futuro do basquetebol angolano.
Caros amigos
ResponderEliminarChamo-me Rogério Carlos Saraiva da Costa Graça, sou Licenciado em Inglês/Alemão professor efectivo de Inglês do 2º ciclo e treinador de basquetebol de Formação nível ll. Actualmente sou Coordenador/treinador da formação do Sampaense Basket. Fiz o início da minha formação basquetebolística em Angola ao serviço do Sporting de Luanda e do Clube Ferroviário de Angola. A minha formação académica no ensino primário e secundário foi feita também em Angola, durante 12 Anos. Tive Como treinadores em Angola, Luanda, mais exactamente, Chilocas e Tonecas, também eles antigos praticantes no Ferroviário. Sou treinador há 28 em Portugal, tendo desenvolvido vários projectos na formação nos Açores, Universidade dos Açores Ponta Delgada, Desporto Escolar, Olivais de Coimbra, ARCO e Sampaense Basket. Realizei vários cursos de formação na área do basquetebol. Encontro-me disponível para abordar um projecto credível na Formação de Basquetebol em Angola. O meu contacto é rcspot@gmail.com.
Aguardo contactos.
RCG