Africa Basquetebol

18 dezembro 2010

ANGOLA : D´Agosto com olhos na final

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto não teve dificuldade em derrotar ontem, no Palácio dos Desportos de Kouhounou, em Cotonou, Benin, a sua similar do Manga Sport do Gabão, por 68-38, em partida referente aos quartos-de-final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol. Hoje defronta o Maxaquene de Moçambique para as meias-finais da competição. Apesar das principais unidades não terem ainda despertado nesta competição, casos de Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas” e Mário Correia, a formação militar tem valido pelo seu conjunto que, diga-se em abono da verdade, é superior às demais equipas que disputam a XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto". Ontem, ao contrário dos jogos anteriores, nos quais o poste Felizardo Ambrósio foi o abono da família militar, foi a vez do extremo Felibe Abraão brilhar, ao anotar 13 pontos, sendo por isso, o cestinha do desafio.

Os militares entraram melhor no desafio e aos quatro três minutos tinham conseguido um parcial de 10-0, sendo o "score" final, ao cabo dos primeiros dez minutos, de 23-14 a favor dos campeões africanos em título. No segundo quarto, com as suas principais estrelas de fora (Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas” e Mário Correia) o representante angolano voltou a superiorizar-se, tendo conseguido um parcial de 16-7, o que perfez 39-21 ao cabo dos primeiros 20 minutos a seu favor. Ante a apatia do seu opositor, que não ofereceu qualquer resistência, os militares passearam toda a sua classe pela quadra para desagrado dos adeptos que apoiavam incondicionalmente o Manga Sport.

Aliás, a diferença pontual (28 pontos) atesta perfeitamente o domínio avassalador dos campeões africanos em título que hoje procuram a sua sétima final, depois de 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009. Em termos de ressaltos, os militares conseguiram 50, contra 43 do seu adversário. O norte-americano Karlton Mims (extremo base) foi o rei dos ressaltos com onze, sendo dois ofensivos e nove defensivos. Na outra partida dos quartos-de-final, o Maxaquene defrontou e venceu a formação do Mazembe da RDC e venceu por 67-48.

Internacional angolano
destaca evolução da equipa
O internacional angolano, Carlos Almeida, assegurou ontem, à comunicação social, que a formação do 1º de Agosto está a subir gradualmente de rendimento, factor que tem servido de motivação para o grupo, que persegue o seu sexto anel continental. "Nós estamos a falhar muito, quer nos lançamentos a curta, quer a longa distância. Mas, de jogo para jogo temos melhorado bastante e acreditamos que a questão da revalidação do título africano não está em causa", asseverou o camisola 13 da formação militar, pentacampeão africano.

Condor surpreende Kano Pillars

Contra toda as expectativas, a formação do Condor dos Camarões, carrasco do 1º de Agosto durante a primeira fase, surpreendeu, ontem, o Kano Pillars da Nigéria, ao derrotá-lo por 61-67, na primeira partida dos quartos-de-final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos. A formação do Kano Pillars da Nigéria, que efectuou uma brilhante campanha durante a fase preliminar da competição, tendo conseguido o pleno e conquistado o primeiro lugar do Grupo A, com dez pontos, fruto de cinco vitórias, em igual número de jogos, não teve argumentos técnicos e tácticos na partida de ontem, frente ao Condor dos Camarões, que foi o quarto classificado do Grupo B, com seis pontos.

Os camaroneses, que tiveram a ousadia de vergar os actuais campeões africanos da “bola ao cesto” (1º de Agosto) ainda no primeiro turno da competição, por 66-74, apresentaram-se melhor na partida, ao contrário do seu opositor, que pagou caro o facto de ter menosprezado o adversário. Deste modo, a formação do Condor dos Camarões medirá forças hoje com a sua similar do As Sale de Marrocos, para as meias-finais. Os marroquinos cilindraram ontem a equipa do Interclub do Congo Brazzaville, por 71-41. Durante a fase preliminar, a equipa do Sele de Marrocos tinha vencido o Condor dos Camarões, por 79-77.

Ficha Técnica
Pavilhão: Palácio
dos Desportos de Kouhounnou
com uma assistência razoável
Arbitragem: A Chlif, A. Okoua
e A. Famigbyele.
1º de Agosto: Felipe Abraão (13), Hermenegildo santos (4), Adilson Baza (6), Mário Correia (8), Joaquim Gomes “Kikas” (7), Felizardo Ambrósio (6), Vladimir Ricardino (5), Helder Ortet (3), Adolfo Quimbamba (2), Carlos Almeida (8), Miguel Lutonda (0), Karlton Mims (4).
Treinador: Luís Magalhães
Manga Sport do Gabão: W. Linde (0), M. N´sango (5), B. Ademba (2), C. Koumen (2), R. Bissielou (6), G. Landji (3), A. Boundo (4), S. Madama (4), J. Ngouadihouy (4), J. Biyogho (3), D. Tombagu (2), B. Mavoungu (3).
Treinador: B. Mavoungou
Marcha do marcador:
23-14, 39-21, 53-31, 68-38

Royal verga
Al Ahly da Líbia

A equipa do Royal Hoopers da Nigéria venceu, ontem, a formação do Al Ahly da Líbia, por 73-63, em partida a contar para as classificativas do 10º ao 11º lugares da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, competição que encerra amanhã as suas cortinas com a disputa da final. A equipa nigeriana volta a entrar em cena hoje, a partir das 10h00, quando defrontar a formação da casa, Aso Modele do Benin, para as classificativas do nono ao décimo lugares.

1 Comments:

  • O que esperam? é Angola a dar Karga.

    By Anonymous Africanodegema, at 20/12/10 10:23  

Enviar um comentário

<< Home