Africa Basquetebol

26 novembro 2010

MOÇAMBIQUE : TAÇA DOS CAMPEÕES AFRICANOS DE BASQUETEBOL SÉNIOR FEMININO - Desportivo-First Bank: final antecipada?

QUIS o destino que o Desportivo voltasse a cruzar com o First Bank, hoje a partir das 20.00 horas, nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol sénior feminino depois de na fase de grupos as “alvi-negras” levado a melhor, por 72-57.

Para transitar para as meias-finais, a equipa moçambicana bateu, ontem, o Arc-En-Ciel do Congo, por 87-55, naquela que foi a sua quinta vitória ao longo da competição que nesta 16ª edição tem como palco a cidade tunisina de Bizerte. O First Bank transitou para as “meias” graças a um triunfo sobre o Club Sportif Féminin Bizerte da Tunísia, por 69-51 em desafio dos quartos-de-final.

Pode-se dizer que as terras tunisinas têm sido sangradas para o Desportivo se se atender que está a ter uma prestação brilhante. É verdade que hoje terá pela frente o First Bank, detentor do título, um adversário que mete respeito. Mas também não é menos verdade que as comandadas de Nazir Salé enfrentam a turma nigeriana com a moral acima da média até porque na primeira fase foram de longe superiores, vencendo por uma margem de 15 pontos, números surpreendentes a julgar pelo nível equiparado entre as duas equipas.

Mas como a história não costuma se repetir é bem provável que Nazir Salé já tenha lançado aviso à navegação “alvi-negra” no sentido de encarar este jogo com o mesmo nível de concentração e o mesmo espírito de entrega, aspectos que estiveram em evidência no confronto da fase regular.

Os resultados da fase de grupos reflectem um Desportivo bem melhor que o First Bank. Enquanto a turma moçambicana obteve vitórias fáceis sobre o modesto Saint Louise do Senegal (93-21) e INJS dos Camarões (78-34), o conjunto nigeriano venceu por números pouco convincentes (63-59 ao INJS) e (65-52 ao Saint Louise). Frente ao ABC da Costa do Marfim, um dos fortes candidatos ao título, as “alvi-negras” venceram (69-62) e o First Bank perdeu (46-56). Ficou claro dentro do rectângulo do jogo que a campeã africana está muitos furos abaixo, quando comparada a que se apresentou no ano passado em Cotonou, Benin.

No que diz respeito ao plantel do combinado moçambicano é preciso ressalvar que não contará em princípio com os préstimos de Anabela Cossa. A atleta queixou-se de dores musculares no último jogo da fase de grupos contra o INJS dos Camarões. A confirmar-se esta ausência será uma baixa de vulto na medida em que vinha sendo uma das melhoras jogadores não só do Desportivo como da prova, tendo o seu nome sido colocado na lista das concorrentes ao prémio da MVP (Jogadora Mais Valiosa).

Contudo, como já frisou o treinador Nazir Salé: “quem se propõe a ser campeão deve buscar sempre soluções”. É seguindo a linha de pensamento do “mister” que a turma “alvi-negra” entrará em campo para, desta vez, eliminar a detentora do título e confirmar a terceira presença numa final em quatro anos.

Noutra meia-final programada também para hoje, o Inter Clube de Luanda joga com o ABC da Costa do Marfim. Nos quartos-de-final, o Inter venceu o INJS dos Camarões, por 77-27, enquanto o ABC bateu o CSA, curiosamente também da Costa do Marfim, por 77-60.

Nazir SaléSER CAMPEÃO É A META

Maputo, Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2010:: Notícias
O TREINADOR da equipa sénior feminino de basquetebol do Desportivo de Maputo, Nazir Salé, disse que o grande objectivo na fase final da 16ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos que decorre até amanhã, na Tunísia, circunscreve-se à conquista da competição.

Para o técnico, que já foi campeão africano pelo Desportivo em 2007 e 2008, apesar de na Tunísia estarem outras equipas valiosas, a sua formação trabalha para, no final da competição, chamar a si a conquista do troféu em disputa.

Na terça-feira, o Desportivo venceu o INJS dos Camarões, por 78-34, resultado que teve o condão de conferir o primeiro lugar às Lady Eagles. Nos três primeiros jogos, as “alvi-negras” haviam ganho ao SLBC do Senegal (93-21), ABC da Costa do Marfim (69-62) e First Bank da Nigéria (72-57).

Que rescaldo faz da primeira fase da competição?

“Faço um rescaldo positivo. A nossa prestação foi boa. Atingimos aquilo que era o nosso objectivo, que passava por nos qualificarmos para aos quartos-de-finais em primeiro lugar no nosso grupo. Não subestimamos qualquer adversário. Fizemos cada jogo a pensar em sermos os primeiro do grupo e isso foi conseguido”.

Como foi a integração das duas jogadoras estrangeiras?

“Depois de dois dias de competição integraram-se Alvine Mandengue (camaronesa a jogar na WNBA) não fez o primeiro jogo, enquanto a americana Yolanda Jones, só começou a jogar na terceira jornada. Começámos o campeonato com as nossas atletas. Mas quando as estrangeiras chegaram integraram-se bem, como sempre. Isso deve-se ao facto de termos um grupo espectacular, coeso e que assenta no slogam do nosso clube, que diz “um por todos e todos por um.” Ajudou também o facto de a equipa estar habituada a trabalhar com índices e volumes altos. Por isso, qualquer jogadora que vem, ademais de um basquetebol evoluído, quando chega aqui sente que trabalhamos da mesma maneira como no básquete de alto nível. Isso ajuda. Estamos convictos que vamos aguentar até ao fim, sem menosprezar qualquer adversário”.

Tem algum destaque individual das atletas?

“O aspecto mais saliente é o grupo. Mesmo as atletas que vêm do banco mostram uma enorme hegemonia. Estamos a defender bem”.

O Desportivo joga para ser campeão africano?

“Esse é o nosso objectivo. Vamos lutar até ao fim. Tudo o que fizemos até agora foi benéfico, mas a verdadeira competição começa agora. Se quisermos chegar à final não podemos perder nenhum jogo”.

RESULTADOS DE ONTEM

Maputo, Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2010:: Notícias
INJS-Inter Clube (27-77)

CSA-ABC (60-77)

First Bank-CSFB (69-51)

Arc-En-Ciel-Desportivo (87-55)