Africa Basquetebol

22 novembro 2010

ANGOLA : TAÇA DOS CAMPEÕES AFRICANOS EM BASQUETEBOL FEMININO - ABC, 62-Desportivo, 69: Vingança “alvi-negra”

O DESPORTIVO alcançou no sábado uma vitória sobre o ABC, por 69-62, que teve um sabor muito especial. A equipa da Costa Marfim havia, na edição passada (Benin-2009), eliminado as “alvi-negras”. Por isso, este despique era visto com um tira-teimas.

O Desportivo começou por assumir as rédeas do jogo com um ataque muito rápido e uma pressão alta. Mas o ABC não entrou em pânico e soube controlar o ritmo empreendido pelas pupilas de Nazir Salé. O equilíbrio era nota dominante, apesar da maior eficácia “alvi-negra” nos lances livres.

O primeiro período terminou com o Desportivo a ganhar, por 23-20, uma diferença de três pontos que reflectia o nível qualitativo equiparado entre os dois “teams”. O segundo foi muito combativa e competitivo, tendo o ABC saído a ganhar nos primeiros dez minutos, dos 20 concedidos, por 9-8. No entanto, o Desportivo ainda se mantinha na frente do marcador, por 31-29, resultado com que saiu para o intervalo.

No terceiro período, o Desportivo converteu alguns triplos e esteve mais eficaz no jogo interior, tendo por via disso saído a ganhar por 49-44. A turma moçambicana manteve a mesma concentração e até conseguiu aumentar a sua vantagem para sete pontos (69-62) nos derradeiros 10 minutos.