Africa Basquetebol

07 novembro 2010

ANGOLA : Campeão de Luanda ambiciona BAI BASKET


Ao contrário do que se pensava, a alegria pela conquista do campeonato províncial de basquetebol de Luanda por parte da equipa sénior masculina do Grupo Desportivo Interclube teve a duração de apenas 24 horas, de acordo com José Carlos Guimarães, técnico principal da equipa da Polícia Nacional, que agora aponta as baterias para o Campeonato Nacional da modalidade, vulgo BAI Basket, que arranca a 26 do mês em curso.

Contratado pela direcção do Grupo Desportivo Interclube, liderado por José Martinez, a fim de formar uma equipa altamente competitiva, o ex-seleccionador adjunto dos decacampeões africanos já deu o primeiro sinal ao conquistar o campeonato províncial, relegando para o segundo plano equipa como a do Atlético Petróleos de Luanda. “Nós já não estamos a reviver à conquista do campeonato províncial, vivemos até 24h00.

Depois disso, e devo aqui parabenizar os meus atletas que encararam com maior naturalidade à conquista do campeonato províncial. Foi bom porque à conquista do províncial melhorou a nossa auto estima e danos mais confiança”. De acordo com José Carlos Guimarães, agora as baterias estão centradas para o BAI Basket, apesar de reconhecer que vai partir para a referida competição em “desvantegem” em relação as demais equipas que vão lutar para o título, já que possuem os seus treinadores há mais tempo.

“Partimos com alguma desvantagem em relação as outras quatro equipas que já estão com os seus treinadores há muito anos e reforçaram-se com jogadores de grande valia. Mais, ainda assim, vamos lutar para estar entre as quatro melhores equipas e posteriormente lutar para o pódio”. Questionado sobre o estado actual da sua formação, o ex-técnico do Promade Misto de Cabinda afirmou que “a equipa já começa em termos defensivos a mostrar aquilo que eu pretendo e quando digo eu, estou a referir a equipa técnica.

Os jogadores já começam a assimilar aquilo que pretendemos nomeadamente a pressão do jogador com bola, fechar as linhas de passe sob marcar os postes, dois contra um enfim”. Por último, José Carlos Guimarães lamentou a onde de lesões que tem afectado o seu grupo de trabalho, situação que espera ver resolvido antes do início do BAI Basket marcado para o dia 26 do mês em curso.

Guimarães quer melhorar plantel

Apesar de possuir no seu plantel jogadores de referencia, casos de José Nascimento, Euclides Camacho, Simão Panzo, Celio Selengue, Crooks entre outros, José Carlos Guimarães afirmou que gostaria de ter no seu seio os nove atletas que fazem parte da Selecção Nacional. “Olha eu não estou satisfeito com o meu plantel. Eu gostaria de ter aqui no meu clube os nove atletas que compõem a Selecção Nacional de Angola, aí sim, diria que estou satisfeito com o plantel e disposto a lutar para conquistar do Campeonato Nacional”, disse, num tom irónico.

O ex-seleccionador adjunto dos decacamepões africanos não deixou de abordar o jogo de estreia no BAI Basket frente ao Atlético Sport Aviação, que no seu entender é sempre um adversário dificil. “Nós vamos jogar frente ao ASA, uma equipa muito competitiva como de resto tem sido nestes últimos tempos. Tem uma excelente treinador aliás, recentemente vi esta equipa a jogar contra o 1º de Agosto para a decisão do terceiro lugar e até a entrada do último quarto esteve a lidarar o marcador. Vamos trabalhar para não sermos surpreendidos em nossa casa”.

Pavilhão 28 de Fevereiro tem novo piso

Enquadrado na melhoria de condições de trabalho para as suas equipas técnicas, a direcção do Grupo Desportivo Interclube continua a apostar na melhoria das suas infras-estruturas de basquetebol e colocou um novo piso no Pavilhão 28 de Fevereiro. José Carlos Guimarães aplaudiu o gesto da direcção, liderada por José Martinez, tendo afirmado que vão continuar a trabalhar para justificar os investimentos feito pelo clube.

“Até aqui a direcção do Interclube tem comprido com as promessas que me fizeram a qundo da minha contratação, como vê o pavilhão tem um novo piso, por sinal moderno e isso naturtalmente vai contribuir para a nossa evolução porque queremos responder positivamente face naturalmente aos investimentos que a direcção tem feito nas mais variadas modalidades”, disse o número um da equipa da Polícia.