Africa Basquetebol

21 outubro 2010

MOÇAMBIQUE : TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA - Maxaquene com um pé na fase final


O MAXAQUENE deu um passo gigantesco rumo à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, ao vencer na noite de terça-feira o Ferroviário da Beira por 62-52, em partida da segunda jornada.Maputo, Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010:: Notícias
Este duelo entre os representantes nacionais na maior competição africana de clubes da bola-ao-cesto era visto como aquele que iria praticamente definir a segunda equipa a estar presente no Congo ou Benin (principais candidatos a acolher a fase final), se se atender que o 1º de Agosto, detentor do título, já tem o bilhete assegurado.

O despique, que foi muito bem disputado conforme era de esperar, até começou por ser dominado pelo Ferroviário da Beira, que terminou o primeiro período a vencer por 18-17, uma vantagem de um ponto que reflectia o equilíbrio nos primeiros dez minutos.

No segundo período o ritmo do jogo manteve-se, com as duas equipas a equilibrarem-se em quase todos os aspectos, embora a turma “tricolor” tenha se destacado no acerto com o cesto, razão pela qual tenha conseguido sair para o intervalo com um empate a 27 pontos.

Os períodos subsequentes eram guardados com enorme expectativa nas bancadas. Se no início era um dado adquirido que se estaria diante de um embate a ser discutido até ao apito final, esta previsão ganhava mais forma com a titânica primeira parte.

Todavia, no terceiro e quarto períodos o Maxaquene, na qualidade campeão nacional, apresentou-se mais pressionante e solto nas transposições defesa-ataque e mais forte no jogo interior. Neste capítulo, os americanos Cameron Echols e Kim Adam destacaram-se, enquanto Fernando Mandlate (Nandinho) evidenciava-se na armação das jogadas ofensivas. Aliás, este trio contribuiu com o maior número de pontos na formação “tricolor”. Echols foi mesmo o melhor marcador, com 13 pontos anotados, enquanto Kim Adam e Nandinho apontaram 12 cada.

Se nos primeiros dois períodos registava-se um equilíbrio nos pontos marcados, no terceiro o Maxaquene conseguiu fazer mais seis que o Ferroviário da Beira, tendo triunfado por 45-39.

Os comandados de Inaque Garcia, técnico espanhol ao serviço do Maxaquene, surgiram mais confiantes para os derradeiros dez minutos, embora a vantagem não fosse tão confortável, até porque em basquetebol uma desvantagem de seis pontos pode ser anulada em menos de um minuto.

Foi dentro deste espírito de entreajuda e fazendo uso da sua experiência que os “tricolores”, que contavam com o forte apoio do público, conseguiram manter-se sempre na frente do marcador, não obstante o facto de os beirenses terem estado melhores comparativamente ao terceiro período. O sul-africano Kalumbo, com 11 pontos, foi a melhor unidade na equipa orientada por José Delfino.
Com esta vitória, o Maxaquene está praticamente com o passaporte carimbado para a fase final.
Ontem os “tricolores” venceram o NAPSA (Zâmbia), por 95-79 e amanhã defrontam o JBC (Zimbabwe).

“ALVI-NEGRAS” DERROTADAS

Maputo, Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010:: Notícias
Em femininos, o Desportivo averbou a primeira derrota na prova, ao perder com o Inter de Luanda, por 52-65, em desafio da segunda jornada.

Danielle Green, basquetebolista norte-americana da equipa angolana, foi a figura do encontro, ao apontar 21 pontos. Ganhou ainda dez ressaltos (dos quais seis ofensivos e quatro defensivos) pautando-se como um verdadeiro “carrasco” da turma “alvi-negra”.
Anabela Cossa brilhou do lado do Desportivo, ao anotar 15 pontos, que infelizmente não chegaram para evitar a derrota.
Ao final da primeira volta o Inter, que ao que tudo indica garantirá um lugar no “Africano” (realiza-se na Tunísia), comanda com quatro pontos, seguido do Desportivo com três pontos e o Ferroviário do Maputo com dois.
A segunda volta começa hoje com o Ferroviário do Maputo a medir forças com o Inter às 19.00 horas no Pavilhão do Maxaquene. O Desportivo fica de fora devido ao número ímpar de equipas. A fase final terá lugar na Tunísia.

RESULTADOS E JOGOS

Maputo, Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010:: Notícias

ONTEM
Unza - Fer. Beira (Masc.) (61-69)
1º de Agosto - JBC (Masc.) (123-52)
Maxaquene - Napsa (Masc.) (95-79)

HOJE

Pavilhão do Maxaquene
19:00 horas - Inter de Luanda-Ferroviário do Maputo (Fem)