Africa Basquetebol

29 agosto 2010

ANGOLA : Ineficácia dita derrota expressiva da selecção angolana

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina foi incapaz de evitar hoje, no pavilhão Kayseri Arena, uma expressiva derrota por 50 pontos de diferença diante da Sérvia, no primeiro jogo no mundial da Turquia, face à ineficácia dos seus atletas.

O conjunto nacional apresentou-se mal em todos os “campos” e cedo viu o adversário a construir o resultado de 44-94 ao cabo dos quarenta minutos.

Ao intervalo, os campeões africanos perdiam por 25 pontos de diferença (18-43), registando o menor número de pontos convertidos numa primeira parte no seu histórico.
O extremo Olímpio Cipriano e Carlos Morais, este último que desempenhou a função de base principal no cinco inicial, equilibraram nos minutos iniciais, conseguindo manter o placar em 6-7 desfavorável, mas as constantes falhas no ataque, defesa e perdas de bola, aliada à acentuada superioridade de estatura do adversário, foram determinantes para tão desnivelado resultado.

Numa altura em que o cinco nacional insistia sem sucesso no jogo exterior, não acertava no bloqueio defensivo e sofria muitos pontos em ressaltos ofensivos, o técnico Luís Magalhães apenas solicitou o primeiro desconto de tempo a três minutos e 53 segundos do final do terceiro período, quando a desvantagem era já de 29-65.
Para dificultar ainda mais a equipa nacional, a Sérvia, eficaz nos lançamentos de três pontos, centrava-se no jogo interior, onde o seu poste Kosta Perovic, de 2,17cm de altura, não dava hipóteses a Kikas Gomes, Eduardo Mingas e nem a Felizardo Ambrósio, que em algumas ocasiões entrou para o tentar parar.
Face a tantas adversidades, o seleccionador nacional operava mudanças sucessivas e os jogadores, procurando travar o ímpeto da Sérvia, chegaram a optar pela defesa zona (dois/três), mas insuficiente.

O adversário conseguiu aumentar no terceiro período a vantagem para 45 pontos (32- 77) e no último quarto de dez minutos cada só foi gerindo o resultado, fixado em 44-99.
Aleksander Rasic foi o marcador do jogo com 22 pontos, seguido do seu companheiro Dusco Savanovic com 13, enquanto do lado angolano Olímpio Cipriano, com 10, e Carlos Morais, com oito pontos, foram os mais produtivos.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home