Africa Basquetebol

28 maio 2010

CABO VERDE : Basquetebol em S. Vicente - Micá e Atlético na final dos Play Off

A Académica e o Atlético iniciam este Sábado a disputa da fase final do campeonato regional de basquetebol de S. Vicente, no escalão sénior masculino. As duas equipas conseguiram o apuramento após derrotarem o Cruzeiros e o All Blacks, respectivamente, na primeira etapa dos jogos dos Play Off. Por coincidência, a Micá e o Atlético venceram as suas oponentes por 4-1, em sete partidas possíveis.
Basquetebol em S. Vicente: Micá e Atlético na final dos Play Off

Agora, as formações treinadas por Kula e Didi vão ter de mostrar a sua superioridade nesta etapa decisiva dos Play Off e que será também disputada no sistema melhor de sete jogos. Teoricamente, a Académica goza de favoritismo, pela sua performance quase que irrepreensível neste campeonato, apesar da idade bastante jovem dos jogadores. Resta agora aguardar pela reacção do Atlético, que já tem um título regional de S. Vicente no seu curto palmarés.

Para evitar uma longa paragem da equipa que irá representar Mindelo na prova nacional, a associação decidiu marcar apenas um jogo por semana, prolongando, dessa forma, o tempo do campeonato. É que, diz o presidente da ABSV, como o campeonato nacional está agendado para depois da Copa da África do Sul, não faz sentido acelerar o ritmo do regional de S. Vicente.

Assim que terminar o campeonato regional, a ABSV vai arrancar com um torneio entre equipas das diversas zonas da ilha de S. Vicente. Pelo meio está agendado um jogo entre a selecção do Mindelo e a sua congénere de Santo Antão, ou da ilha do Sal.

Outra prova prevista no calendário da ABSV, para o início de Junho, é o campeonato júnior masculino, que deve contar com a participação da Académica, Cruz, Craquinha, All Blacks e uma quinta equipa, que ainda não garantiu a sua presença no torneio.

Kim-Zé Brito