Africa Basquetebol

01 abril 2010

ANGOLA : Mingas lidera ranking de melhores ressaltadores

O tri-campeão africano Eduardo Mingas, com uma média de 8,7 ressaltos por jogo, lidera a lista dos melhores ressaltadores do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.O internacional angolano, que se encontra ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, em 18 jogos realizados, conseguiu 157 ressaltos, isso, uma média de 8,7 por jogo.

Na segunda posição encontra-se o jovem Miguel Kiala, igualmente do Petro de Luanda, que em 15 partidas, arrebatou 126 ressaltos, dando uma média de 8,4 por jogo, ao passo que o norte-americano Omar Peterkin, do Recreativo do Libolo, ocupa o terceiro posto, com 7,8 ressaltos por partida. Em 17 jogos, Omar conseguiu 133 ressaltos.

Joaquim Gomes "Kikas", do 1º de Agosto, está na quarta posição. Em 20 partidas, o internacional angolano conseguiu 139, perfazendo uma média de 7,0 ressaltos.Em termos de assistências, Armando Costa, do 1º de Agosto, lidera o ranking, com uma média de 5,9 assistências por partida. Em 17 jogos, o internacional angolano fez 100 assistências, seguido pelo norte-americano Curtys Terry, do Petro de Luanda, com uma média de 5,6 assistência por jogo.

Em 19 jogos, Curtys conseguiu 107 assistes. A terceira posição é ocupada pelo Simão Panzo, do Interclube, com 4,4 assistências por jogo.Yuri Swingui, do Desportivo da Huíla, é o rei das recuperações, com 5,3 por jogo. Em 19 partidas, o jovem angolano conseguiu 100 recuperações. Nas posições imediatas estão Wilson Manuel, da Lusíadas, com 3,5, e Bartolomeu Francisco, do Imbondeiro, com 3,4 recuperações por partida.

Miguel Pontes Lutonda lidera o ranking dos melhores triplistas. Dos 108 tentados, o ex-internacional angolano converteu 55, obtendo por isso, 50,9 por cento. Euclides Camacho (Interclube) e Hélder Gonçalves (Promade de Cabinda) ocupam as posições imediatas, com 46,5% (101-47) e 43,1% (65-28).

O norte-americano Reggie Moore, do Recreativo do Libolo, continua a liderar a lista dos melhores marcadores, agora com 386 pontos, seguido de Carlos Almeida (1º de Agosto), capitão dos decacampeões africanos, com 331 pontos. O terceiro posto é ocupado por José Nascimento, do ASA, com 304 pontos.Leonel Paulo, do Recreativo do Libolo, é o rei dos tampões, com 30. Miguel Kiala é o segundo classificado com 25 tampões, ao passo que Omar Peterkin está na terceira posição, com 19.



Promade assalta 5º posto
do Campeonato Nacional


A formação sénior masculina do Promade Misto de Cabinda assaltou a quinta posição do Campeonato Nacional de basquetebol, mercê da dupla vitória obtida segunda e terça-feira, frente ao Futebol Clube Vila Clotilde, por 88-48, e Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, a quem venceu por 112-59, em partida de acerto da sétima e oitava jornadas.

O representante da província mais ao Norte do país, que até então ocupava o sexto lugar do BAI Basket, viu melhorada a sua classificação fruto das duas vitórias que veio arrancar na capital do país.Apesar das dificuldades financeiras que clube atravessa, José Carlos Guimarães, técnico principal do Promade Misto de Cabinda, afirmou que os objectivos para a fase regular do "Nacional" da bola ao cesto estão consumados, pelo que, vão continuar a trabalhar visando a fase de grupos.

"Penso que cumprimos a nossa meta, que era de perfilar entre as seis melhores equipas da fase regular. Agora, vamos continuar a trabalhar visando a fase de grupos", disse o ex-seleccionador adjunto dos decacampeões africanos.A equipa seguiu ontem parCabinda, a fim de preparar a primeira-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola, frente ao Recreativo do Libolo, marcado para o dia 13 do mês em curso.

Ausências marcam 1º dia
da concentração das sub-17


Apenas quatro atletas, das dez convocadas para os Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrer de 14 a 26 de Agosto, compareceram, ontem, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), na concentração da pré-selecção nacional feminina de sub-17.
Trata-se de Helena Zuma Franscisco, Luyana Patrícia Tomé Filipe, Lizeth Lutonada Dombele, todas do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, e Elizabeth Gomes Mateus, do Grupo Desportivo Interclube.

As ausências de Maria Nene Moseis Manuel, Ana Cláudia da Costa Gonçalves, ambas do Núcleo do Inter de Benguela, Artémis Leonor Barbosa Afonso, da Associação Desportiva de Vagos de Portugal, Madalena Valentin e Irina Alexandre Gabriel, ambas do Juventude de Viana, e Victória António da Cruz, do 1º de Agosto, foram prontamente justificadas, segundo fez saber a seleccionadora nacional, Elisa Maria Baptista Pires.

"Hoje (ontem), apenas compareceram quatro atletas. As outras seis justificaram as suas ausências e deverão juntar-se ao grupo a partir da próxima semana", disse Elisa Pires.Os trabalhos de preparação propriamente dito arrancam na próxima terça-feira, dia seis.
Entretanto, amanhã, sexta-feira, as sub-17 começam a competir, a partir das 10h00, no Pavilhão Principal, na Supertaça Compal, na disciplina de três.

Benfica e Ovarense já em Luanda


As formações do Sport Lisboa e Benfica e da Associação Desportiva Ovarense de Portugal estão desde ontem, na capital angolana, Luanda, onde a partir de amanhã, sexta-feira, começam a competir na primeira edição da Supertaça Compal juntamente com as equipas do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda.

A competição será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se campeã a equipa que amealhar o maior número de pontos. O primeiro classificado vai embolsar 10.000 euros, o segundo 5.000, ao passo que o terceiro receberá 4.000. O quarto classificado receberá 3.000 euros.A prova é reservada aos campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal.