Africa Basquetebol

11 setembro 2009

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol Vodacom - Caminho sinuoso para as equipas do Chiveve

OUTRA vez na capital do país, os representantes do Chiveve na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom voltam a enfrentar um caminho bastante sinuoso, com embates que, particularmente em relação ao Ferroviário da Beira, poderão constituir, ou não, uma fonte para a manutenção das suas esperanças de qualificação rumo às almejadas meias-finais da prova. Com o Desportivo praticamente sem hipóteses de transitar, a honra sofalense recai sobre os “locomotivas”, que esta noite, a partir das 21.30 horas, no pavilhão do Maxaquene, defrontam o Costa do Sol, adversário com quem disputam directamente a quarta vaga para os “play-off”.

Com seis pontos cada, efectuadas quatro jornadas, Costa do Sol e Ferroviário da Beira travarão uma luta empolgante, não somente no seu frente-a-frente desta noite como também em todo o campeonato, até porque a sua ambição não se limita a um simples apuramento na qualidade de quarto classificado, batendo-se igualmente pelos lugares cimeiros, onde se rivalizam Ferroviário de Maputo, Desportivo e Maxaquene.

Tendo em conta estas razões, é absolutamente difícil trazer à tona qualquer prognóstico, pois os dois conjuntos se encaixam perfeitamente. A margem de erro dos intervenientes deverá ser mínima, sob pena de o oponente explorar essa particularidade para construir a vitória. Estamos ainda na primeira volta, mas numa competição desta natureza, em que o objectivo é alcançar uma determinada etapa intermédia para, posteriormente, se bater pelo título, todo o cuidado é pouco e não vale a pena aguardar pelo factor casa.

Se o Ferroviário da Beira tem pela frente um adversário da sua igualha, já o outro representante do Chiveve, o Desportivo, se vê numa situação extremamente difícil. Às 17.30 horas, a abrir a noite basquetebolística de hoje, joga com o Maxaquene, cujas contas na prova passam pela conquista do título, razão bastante para a contratação de um técnico espanhol.

O outro jogo do dia, marcado para 19.30 horas, é entre Ferroviário de Maputo e Benfica de Quelimane, com os campeões nacionais, líderes da prova, descansadinhos perante o “lanterna vermelha”.

Na jornada de amanhã, as formações da Beira vão trocar de adversários, com os “locomotivas” a enfrentarem um dia difícil, perante o Maxaquene, a partir das 18.00 horas. Já o Desportivo jogará com o Costa do Sol, a seguir, às 20.00. Os outros encontros são: Ferroviário de Maputo-Real Sociedade (14.00) e Desportivo-Benfica de Quelimane (16.00). No domingo, realiza-se apenas uma partida, entre Desportivo e Real Sociedade.
Entretanto, depois de ontem se ter dado início, prossegue esta noite a fase final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Femininos, com a disputa da segunda jornada das meias-finais, a melhor de três. Os intervenientes são os mesmos: Desportivo-Maxaquene (18.45 horas) e APolitécnica-Ferroviário (20.15), no pavilhão do Estrela Vermelha.