Africa Basquetebol

04 agosto 2009

CABO VERDE : Começa a luta cabo-verdiana pela África no Afrobasket 2009

Tudo pronto para o início da 25ª edição da Taça Africana das Nações de Basquetebol, ou Afrobasket 2009. O torneio tem lugar de 5 a 15 deste mês nas cidades de Trípoli e Benghazi, na Líbia. Dos 16 combinados participantes, a selecção de Cabo Verde espera estar entre os três primeiros que vão se qualificar para o Mundial da modalidade ano que vem, na Turquia.

Se no campeonato passado, Cabo Verde era apenas uma surpresa, desta vez os crioulos são apontados como um dos favoritos ao título. Após a medalha de bronze, toda a imprensa especializada coloca os crioulos - em 56º lugar no ranking da Federação Internacional de Basquete (Fiba) - entre as selecções que devem dar trabalho nas quadras líbias. Egipto, Nigéria, Camarões, Senegal, Argélia e Angola também juntam-se a este grupo "selecto". Por isso, o Afrobasket promete ser bem disputado e electrizante do começo ao fim.

A selecção nacional está no grupo D e medirá forças com Tunísia, Marrocos e Ruanda. A estreia dos crioulos acontece nesta quarta-feira, 05, diante dos tunisianos em Trípoli, às 08h00 (horário de Cabo Verde). O segundo adversário será a Ruanda no dia seguinte, 06. Os cabo-verdianos fecham a primeira fase frente aos marroquinos na sexta-feira, 07. A expectativa é que, sob o comando do nigeriano Alex Nwora, a equipa cresça de produção e lute pelas finais.

Os adeptos nas ilhas podem acompanhar o combinado nacional pelo site do torneio: http://libya2009.fiba.com/ . Na página é possível saber os resultados, a tabela e ter o perfil de cada jogador de Cabo Verde. Vale a torcida!

Felipe Torres