Africa Basquetebol

01 abril 2009

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE LÍBIA-2009 - Duelo de rivais começa a definir a qualificação


OS prognósticos e conjecturas confirmam-se! De facto, a luta pela única vaga da Zona VI que dá acesso ao Campeonato Africano de Basquetebol de Seniores Masculinos Líbia-2009 está a ser dirimida entre os rivais Moçambique e África do Sul, que esta noite, a partir das 19.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, iniciam a sua série de dois embates de tira-teimas, no final dos quais o vencedor carimbará o passaporte para a grande competição continental. As duas formações, tal como se previa, começaram a prova ganhando ao Zimbabwe: 78-68 os sul-africanos, na segunda-feira, e..... os moçambicanos, ontem.

À excepção de Angola, que basquetebolisticamente pertence à outra galáxia, o equilíbrio entre os países da zona austral de África começa a ser evidente, pelo que a mínima desatenção pode ser fatal. Os resultados verificados nas duas primeiras jornadas são por si só elucidativas, pois, a despeito de terem perdido, os zimbabweanos ofereceram uma grande réplica e prometem vender bastante cara cada derrota, daí se perspectiva uma segunda volta muito mais renhida.

Mas, com as atenções viradas para os confrontos entre moçambicanos e sul-africanos, o primeiro esta noite e o segundo e decisivo no sábado, tudo quanto se augura é uma prestação à altura dos seus desígnios por parte da formação treinada por Carlos Alberto Niquice (Bitcho). Isto porque, numa altura em que temos os olhos virados para a recolocação de Moçambique num lugar de prestígio no panorama continental, a qualificação para o Afrobásquete por direito próprio ajudaria sobremaneira na prossecução deste objectivo.

Animada sob todos os ângulos, a nossa selecção tem a virtude de ser uma mescla entre a veterania e uma juventude irreverente e ávida de chegar à principal montra da bola-ao-cesto continental e aí espelhar todo o seu virtuosismo. Mas, para que isto aconteça, é imperioso que na presente qualificação a equipa seja fundamentalmente pragmática e sem contemplações para ninguém. As amargas lições anteriores diante da África do Sul devem servir de motivo para cerrar os punhos e aplicar-se com toda a determinação.

Evidentemente que, perseguindo também a mesma finalidade de obter o apuramento, os sul-africanos apresentam-se com determinação, mas sem quaisquer vaidades, mesmo reconhecendo o facto de nos terem derrotado nas últimas duas qualificações. É que estão conscientes de que Moçambique conheceu, intramuros, um nível competitivo bastante elevado, patente na Liga Vodacom, situação que naturalmente tem os seus reflexos na selecção.

O Afrobásquete-2009, à semelhança daquilo que sucedeu há dois anos, em terras angolanas, será disputado por 16 selecções. Destas, quatro já se encontram apuradas automaticamente, a saber: Líbia, na qualidade de anfitriã, Angola, Camarões e Cabo Verde, entanto que primeiro, segundo e terceiro classificados do último campeonato.

RESULTADOS E JOGOS
Segunda-feira
Zimbabwe, 68-África do Sul, 78

Ontem
Moçambique, 74-Zimbabwe, 41

PRÓXIMOS JOGOS

Hoje
19:00 – Moçambique-África do Sul

Amanhã
19:00 – África do Sul-Zimbabwe

Sexta-feira
19:00 – Zimbabwe-Moçambique

Sábado
19:00 – África do Sul-Moçambique