Africa Basquetebol

30 novembro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro de Luanda vitoriosos na quarta jornada


O 1º de Agosto voltou a evidenciar a sua absoluta supremacia na noite de ontem ao bater copiosamente o seu adversário do Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) por 118-55, em partida pontuável para a quarta jornada da XXXIª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em sénior masculinos.
Uma partida, literalmente, sem história, mas em que a narração dos factos leva a dizer que os universitários não tiveram capacidade de travar o caudal ofensivo militar pois os rubro e negro, já com Miguel Lutonda e Carlos Almeida no grupo, constituíam uma barreira intransponível para uma equipa refém da sua inexperiência e jogadas individuais.
Luís Magalhães, não vendo a necessidade de fazer o uso do seu génio, tratou de fazer rodar todo o seu plantel que, por sinal, soube corresponder fielmente aos anseios do público presente e dar garantias de que a equipa campeã africana tem fortes possibilidades de revalidar o título, a ser disputado a partir do dia 10 de Dezembro na Tunísia.
No primeiro período ainda notava-se muita motivação no seio do plantel universitário, mas esta foi se esfumando a cada etapa subsequente, contrastando com a subida paulatina do caudal ofensivo militar, que venceu com os parciais de 30-16, 61-28, 88-36 e 118-55.
Por seu turno, o Petro de Luanda derrotou a formação da Universidade Lusíada por consideráveis 126-59, uma hora antes no pavilhão do Codemn, deixando antever que as duas potências nacionais vão protagonizar um grande espectáculo na próxima terça-feira, em partida referente à 1ª jornada da competição, adiada em função da ausência de ambas.

1º de Agosto perde final diante do Desportivo de Maputo

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto perdeu na tarde de ontem, por 63-70, diante do Desportivo de Maputo de Moçambique na final da décima quarta edição da Taça dos Clubes campeões africanos realizada em Nairobi, Quénia.
Para chegar a final, as " militares" derrotaram sexta-feira a formação do ABC da Cote d'Ivoire por 58-49. Assim, as "militares" perderam o título a favor do Desportivo de Maputo que se sagraram campeãs da competição pela segunda vez consecutiva.