Africa Basquetebol

20 novembro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto e ASA carimbam passe para a fase final da Taça dos Campeões


1º de Agosto e Atlético Sport Aviação (ASA) disputam hoje a final do torneio de apuramento da Zona VI à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, sénior masculino, que decorre na República da Zâmbia de 15 a 22 deste mês.
As duas equipas angolanas carimbaram os respectivos passaportes para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos que a Tunísia vai acolher de 12 a 21 de Dezembro ao vencerem as suas congéneres moçambicanas nas meias-finais disputadas ontem à noite no Centro Nacional de Desenvolvimento Desportivo, de Lusaka.
Os militares afastaram o Ferroviário de Maputo por expressivos 94-61, numa partida em que a equipa ferroviária da capital moçambicana rendeu-se à superioridade dos pupilos de Luís Magalhães.
Já a formação do aeroporto seguiu o exemplo do seu campeão nacional ao afastar o Ferroviário da Beira por 73-58.
Os resultados obtidos palas duas formações nacionais espelham claramente a supremacia do basquetebol angolano, relativamente as demais formações da Zona VI, deixando antever a concretização dos objectivos do clube militar em manter o título de campeão africano.
Hoje o público zambiano terá o prazer de assistir uma partida de grande qualidade, em função dos níveis técnicos dos angolanos, apesar de os militares partirem como favoritos.
Ainda assim, poderão encontrar dificuldades diante um ASA que se tem pautado, nos últimos tempos, por significativa ascendência no que toca os seus argumentos técnicos e tácticos.

Técnico do 1º de Agosto promete conquistar troféu em Nairobi

O técnico principal da equipa sénior feminina do 1º de Agosto, Higino Garcia, vaticinou ontem, em Nairobi, a conquista do título da 14ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, que começa a ser disputado hoje, na capital queniana.
Após uma sessão de treino realizada no Nyayo National Stadium Gymnasium, o técnico informou à imprensa local que a sua equipa está melhor preparada do ponto de vista estrutural comparativamente à edição passada, realizada em Moçambique, em que perdeu a final diante do Desportivo local.
Na altura, algumas “peças” fundamentais estavam lesionadas.
Na sua entrevista, Higino Garcia começou por referir-se às excelentes condições de acomodação.
No prosseguimento, disse que a equipa militar está na competição para vencer o campeonato, motivo pelo qual se vem preparando, com todo o rigor necessário, há bastante tempo e aguarda com ansiedade pelo início das hostilidades.
“Apesar de ainda não ter feito uma leitura das demais equipas, estou confiante no trabalho desenvolvido pelo nosso conjunto e a forma como as atletas tem reagido até hoje.
Com os indicadores que temos, só nos resta aguardar pelo pontapé de saída para colocarmos em prática os nossos argumentos, é claro, sem subestimar os nossos adversários”, disse.
Entretanto, Adewumnmi Aderemi, técnico do First Bank da Nigéria, que treinava no mesmo complexo desportivo em que se encontravam as militares, avançou aos medias que a sua equipa “não dará facilidades aos adversários”.
“Também preconizamos arrebatar o troféu a ser disputado pelas outras formações”, alertou. HJ