Africa Basquetebol

19 junho 2008

ANGOLA : 1º de Agosto pretende manter plantel para próxima época

O campeão nacional de basquetebol sénior masculino, 1º de Agosto, deverá manter na próxima temporada o plantel que recuperou o troféu este ano, informou hoje à Angop em Luanda o director para a modalidade Sílvio Lemos.

Com este plantel, o clube “rubro-negro” vai tentar alcançar os objectivos traçados para 2009, que passam pela revalidação do “Nacional”, Supertaça, Taça de Angola, Liga dos Clubes Campeões de África, e ainda o título provincial de Luanda na posse do seu principal rival, Petro Atlético da capital.

“Uma equipa como a nossa só pode pensar em vencer todas as competições em que participar; e a única cujo troféu que não está na nossa posse é o campeonato provincial, que também vamos tentar conquistar”, sublinhou.

Entretanto, explicou que o técnico apresentou uma lista com os jogadores pretendidos, sendo para as posições de base e extremo-poste. A preferência recai para o campeonato interno, admitindo no entanto recurso ao mercado exterior.

Adiantou que os reforços já estão identificados. "Estamos a efectuar os contactos e brevemente serão conhecidos”, frisou.

Quanto à renovação do contrato do poste Kikas Gomes, disse que a direcção do clube efectuou a proposta ao atleta e aguarda pela sua resposta. “Contamos com ele para a próxima temporada. Fizemos a nossa parte e agora resta ao jogador dar sequência”, referiu.
“Se não chegarmos a acordo vamos optar pelo mercado internacional uma vez que a nível local as opções são limitadas”, acrescentou, realçando que o extremo poste cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas renovou para mais um ano.
Considerou positiva a época 2008 pelos troféus conquistados e apontou a organização interna como principal motivo.
“Ficamos um ano e seis meses sem um campo para treinar e perdemos dois campeonatos. Este ano, equipamos o nosso pavilhão, demos todas as condições à equipa técnica e jogadores e o resultado foi a conquista das três competições nacionais e uma internacional”, salientou.
Esta época desportiva, depois de dois anos de jejum, o 1º de Agosto venceu todas as competições em que participou - excepção do campeonato de Luanda. Para o efeito, reforçaram-se tecnicamente com Luís Magalhães e com os atletas Francisco Jordão, Marques Houtmam e Rodrigo Mascarenhas.