Africa Basquetebol

14 maio 2008

ANGOLA : 1º de Agosto vence Interclube e consolida segunda posição

O 1º de Agosto classificou-se no segundo lugar da série A da segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino com 11 pontos, ao vencer na noite de terça-feira o Interclube, por 96-77, no pavilhão do Rio Seco, em Luanda.

No encontro da sexta e última jornada, os “militares” foram superiores durante os 48 minutos, o que permitiu ao seu treinador, Luís Magalhães, utilizar, durante mais de 12 minutos, os atletas Simão João e Hermenegildo Santos, suplentes que fazem dupla na categoria de juniores. Estes converteram cinco e sete pontos, respectivamente.

Os “polícias” aguentaram até ao intervalo, altura em que perdiam por dez pontos de diferença (56-46), mas nos períodos seguintes “quebraram” fisicamente e o adversário aproveitou para ampliar a vantagem.

Com 30 pontos, Kikas Gomes (1º de Agosto) foi o melhor marcador da partida, seguido do seu companheiro Carlos Almeida com 16, ao passo que Simão Panzo e Fabrice Mokootemapa destacaram-se no Interclube com 14 e 12 pontos, respectivamente.
O 1º de Agosto venceu sem qualquer contestação, diante de um Interclube sem “chama” e com falta de motivação. O Petro de Luanda, que nesta ronda folgou por força de calendário, ocupou a primeira posição do grupo A com 12 pontos.
Os outros dois integrantes do grupo I para a terceira e última fase do campeonato, denominada "final four", sairão entre o Promade de Cabinda, ASA e Interclube, equipas que terminaram a segunda etapa empatas com nove pontos, ficando assim a federação da modalidade por homologar esta fase da prova.

Resultados gerais da sexta jornada (grupo A):

ASA – CDUAN (79-76)
1º de Agosto – Interclube (96-77)
Desportivo da Huíla – Promade de Cabinda (61-87)