Africa Basquetebol

18 maio 2008

ANGOLA : 1º de Agosto vence ASA no destaque da segunda jornada

O 1º de Agosto venceu sábado o Atlético Sport Aviação (ASA) por 82-75, na partida de destaque da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, “final four”, com 20 pontos de Olímpio Cipriano, o melhor marcador do encontro.

Os campeões africanos tiveram que puxar dos “galões” para conquistarem os doispontos, frente a um adversário que “vendeu cara” a derrota.
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, no qual os “aviadores”, embora inferiores, deram uma réplica ao seu adversário, campeão africano em título.
Ainda assim, os “militares” terminaram a frente com seis pontos de diferença (27-21).
Nos minutos iniciais, do segundo período, os pupilos de Carlos Diniz perderam-se e encontraram muitas dificuldades para ultrapassar a defesa a zona imposta pelo 1º de Agosto, mas a quatro minutos do final do referido quarto, o ASA, que perdia por 10 pontos de diferença, conseguiu recuperar e reduzir a desvantagem para dois pontos, antes do intervalo (47-45).
No terceiro período o ASA surpreendeu, não deixou jogar o adversário, com uma defesa a homem, e foi mais eficaz em termos ofensivos.
Os postes Kikas Gomes, Francisco Jordão e Felizardo Ambrósio encontraram muitas dificuldades para ultrapassar Idelfonso Quiteculo, o principal obstáculo dos “militares” no jogo interior.
A eficácia do conjunto do “aeroporto” foi premiada ao vencerem o terceiro quarto por 17-13 fixando o resultado, no final do mesmo, em 62-60 a seu favor.
No último período o equilíbrio manteve-se e o 1º de Agosto só a um minuto do final da partida consumou a vitória por sete pontos de diferença (75-82).

Na outra partida da série A, o Petro de Luanda venceu o Promade de Cabinda por 75-52, com 38-26 ao intervalo. Com 12 pontos, Henriques Bado (Promade) foi o melhor marcador do encontro, secundado por Fernando Albano e Shannon Croocks, ambos do Petro, com 11 e 10 pontos respectivamente.

“Militares” e “petrolíferos” lideram a competição com quatro pontos cada, mas os “rubro-negros” estão em vantagem nos cestos average. Na terceira jornada, terça-feira, as duas equipas defrontam-se na partida de destaque.

Resultados:

Petro de Luanda – Promade de Cabinda 75-52
1º de Agosto – AS 82-75

Classificação:
1 – 1º de Agosto 02/04
2 - Petro de Luanda 02/04
3 - ASA 02/02
4 - Promade de Cabinda 02/02

Próxima jornada:
1º de Agosto – Petro de Luanda (pavilhão do Rio Seco-19 horas)
Promade de Cabinda – ASA (Cabinda-16 horas)