Africa Basquetebol

11 abril 2008

CABO VERDE : DGD aumenta verba para a participação da selecção de basquetebol no Pré-Olímpico

A Direcção-Geral dos Desportos emitiu um comunicado, assinado pelo Director-Geral, Inácio dos Santos Carvalho, nesta quinta-feira, 10, referente a algumas especificidades do contrato-programa, que ainda está por assinar, com a Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. O texto discorre sobre os recursos destinados ao Torneio Pré-Olímpico e a situação do basquetebol sénior, sector feminino.

De acordo com a nota, o contrato-programa, exercício de 2008, prevê o repasse de um montante de 6.335.448 escudos da DGD para a Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. Desta verba, 2.500.000 escudos serão destinados à cobertura de alguns custos do Pré-Olímpico, a ser realizado na Grécia, em Julho próximo.

Os recursos cobririam seis passagens internacionais até Atenas e um período de estágio, de 15 dias, para 18 pessoas, na cidade da Praia. O asemanaonline já adiantou na semana passada que a DGD e a Federação de Basquetebol negociaram um aumento da verba, pois a divergência de valores entre o custo total da preparação da selecção e os recursos que para ela destinada era muito grande.

A Direcção-Geral dos Desportos, então, reviu sua posição e aumentou mais 1.000.000 escudos da sua oferta inicial, garantindo que este é o máximo que seu orçamento permite gastar. Mesmo assim, o valor ainda está longe do pedido da Federação de Basquetebol, que gira entorno de 40.000 contos.

Quanto à realização ao basquetebol feminino, categoria, sénior, a DGD não atribuirá verbas para as provas nacionais e internacionais. A alegação é que não tem havido crescimento, nem desenvolvimento da modalidade neste escalão. A nota diz que a Federação deverá encontrar outras formas de incentivar e promover o sector feminino. “De ano e ano, assiste-se a um sistemático declínio do basquetebol feminino, sem que medidas e projectos concretos sejam implementados para o rumo da modalidade”, revela o conteúdo do comunicado.