Africa Basquetebol

04 abril 2008

ANGOLA : Soltas

Com o extremo-base Carlos Morais totalmente recuperado da doença que o apoquentava, os bicampeões nacionais, Atlético Petróleos de Luanda defronta logo mais, a partir das 18 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, no destaque da nona jornada da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A partida de logo para além de definir o segundo lugar da competição servirá igualmente para ajuste de contas, dado que os Polícias haviam perdido frente aos petrolíferos da capital na primeira volta do Campeonato Nacional da “bola ao cesto” por 62-74.Durante a semana de preparação, Manuel de Sousa “Necas”, técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, privilegiou os aspectos defensivos sem descurar obviamente a vertente ofensiva. O base Adilson Câmara e o extremo Simão Santos foram “libertados” pelo departamento médico do Grupo Desportivo Interclube e vão seguramente fazer parte do embate de logo mais, onde o grande objectivo será vergar pela primeira vez na presente temporada a forte formação do Atlético Petróleos de Luanda. Por isso, Manuel de Sousa “Necas” arquitectou uma equipa que estará em condições de contrapor as acções quer ofensivas quer defensivas do seu opositor. Nas hostes dos petrolíferos da capital não se fala noutro resultado senão na vitória, apesar de reconheceram as potencialidades dos Polícias. Alberto de Carvalho “Ginguba” tem praticamente o seu arsenal completo com a integração do extremo-base Carlos Morais, que esteve durante duas semanas sob cuidados médicos. Espera-se por uma partida bastante renhida, sendo que a formação que cometer o menor número de erros durante os 48 minutos conquistará seguramente os dois pontos. Na outra partida de destaque, o Atlético Sport Aviação ASA terá pela frente o 1º de Agosto, no pavilhão do Rio Seco, às 18 horas. Com maior ou menor dificuldade os militares deverão chamar a si o triunfo. O Vila defronta, às 15 horas, no 28 de Fevereiro, a formação do Sporting de Luanda, a Nocal terá pela frente o União Recreativo da Catumbela, às 15 horas, no anexo, ao passo que o Imbondeiro de Viana medirá forças com o Cduan, às 15 horas, no Pavilhão do Rio Seco. Folga por imperativo de calendário o Promade de Cabinda. Amanhã, a competição prossegue com a disputa de seis partidas referentes à décima jornada com o seguinte emparceiramento: Lusíada – Interclube, Petro- Nocal, Imbondeiro – União da Catumbela, Cduan – ASA, 1º de Agosto – Vila. Folga o Grupo Desportivo da Huíla. 1º de Agosto, Interclube e Petro lideram a competição com 38, 34 e 33 pontos, respectivamente.

Victorino Cunha enaltece feitos conseguidos em tempo de paz

O ex-seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino Victorino Cunha considerou ontem, em Luanda, que o período de paz efectiva deve ser mais aproveitado para formação de atletas e agentes desportivos, de forma a dar continuidade as conquistas alcançadas pelo país. Em declarações à Angop, por ocasião do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que se assinala hoje, sexta-feira, Victorino Cunha disse ter se registado neste período um investimento massivo em infra-estruturas desportivas, com realce para construção de quatro pavilhões, mas advertiu para a necessidade de não se “adormecer” no que concerne à formação. “Há uma diferença marcante entre 2002 e 2008 no que o desporto diz respeito, melhoramos as infra-estruturas e do ponto de vista competitivo alcançamos resultados inéditos”, justificou, referindo-se às brilhantes participações nos mundiais de basquetebol (9º classificado em 2006, no Japão) e andebol feminino (sétimo em 2007, na França).

Raul Duarte assume comando da Selecção Nacional sénior feminina

O treinador principal da equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto, Raul Duarte, assumiu o comando da Selecção Nacional sénior feminina da modalidade, substituindo no cargo Aníbal Moreira, técnico que reforçou a equipa sénior masculina do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto. Raul Duarte vai deste modo dirigir os destinos do cinco nacional no Torneio Pré-olímpico de Madrid, Espanha, a decorre de 9 a 15 de Junho do ano em curso. De acordo com o comunicado número 50 proveniente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a que o “Jornal dos Desportos” teve acesso, Raul Duarte, técnico que se sagrou campeão nacional ao serviço da equipa sénior feminina da turma militar terá como coadjuvantes Higino Garcia e Elisa Pires. Entretanto, o comunicado acima referenciado faz ainda referência à convocatória da Pré-Selecção Nacional que deverá se apresentar no próximo dia 8, às 16 horas, na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo Desportivo da Cidadela, em Luanda, a fim de dar início aos trabalhos de preparação tendo em vista a sua participação no Torneio Pré-olímpico de Madrid, Espanha, competição que vai apurar os últimos cinco representantes para os Jogos Olímpicos de Pequim. O combinado nacional conseguiu tal feito face a medalha de bronze que conquistou no Campeonato Africano da modalidade, disputado no Senegal, em 2007. O Mali, na qualidade de campeão africano em título está apurado directamente para os Jogos Olímpicos de Pequim. Angola e Senegal serão os embaixadores do continente berço da humanidade no Torneio de Madrid. Para a “operação” Madrid, Raul Duarte, seleccionador nacional, convocou 15 atletas, sendo nove do 1º de Agosto, cinco do Grupo Desportivo Interclube e uma do Grupo Desportivo O Maculusso. Das 15 atletas convocadas para integrarem os trabalhos da Pré-Selecção Nacional há que destacar a ausência da extremo Ernestina Neto, do 1º de Agosto, que efectuou um Campeonato Nacional acima da média. Nadir Manuel e Angelina Glome, ambas dos Grupo Desportivo Interclube fazem as suas estreias. Eis a lista completa: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Barbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Maurício, Jacqueline Francisco, Maria Afonso “Manu” (1º de Agosto); Catarina Camufala, Angelina Glome, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro (Interclube) e Felizarda Jorge (Desportivo O Maculusso). Corpo médico: Maria Cristiano (médica), Ndona Jacquelene (fisiotarapeuta), Delfina Campos (seccionista).Recorde-se que Angola está inserida no grupo “B” juntamente com as selecções da Argentina e da República Checa. MC

1 Comments:

  • Hurrah! At last I got a weblog from where I
    can truly obtain useful data regarding my study and knowledge.


    Also visit my web-site ... new cellulite treatment

    By Anonymous Anónimo, at 27/5/13 08:42  

Enviar um comentário

<< Home