Africa Basquetebol

01 janeiro 2008

ANGOLA : Militares destronam petrolíferos da Taça dos Clubes campeões Africanos

Com a conquista da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões, a formação do Clube Central das Forças Angolanas, 1º de Agosto tornou-se na segunda equipa a arrebatar o ceptro continental por três ocasiões. O ranking era então liderado por As Forces Armees do Senegal. Asec Mimosas da Costa do Marfim e Hit Trisor de Bangui são as equipas que conquistaram por duas ocasiões.

Depois de ter perdido a final em 2006, na Nigéria, curiosamente frente ao Atlético Petróleos de Luanda, o 1º de Agosto redimiu-se do desaire, e destronou o seu arqui-rival em solo pátrio, conquistando deste modo o seu terceiro título africano de clubes.

Ainda sob batuta do luso-guineense Mário Palma, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas conquistou o seu primeiro título africano em 2002, quando o país organizou pela primeira vez uma competição do género. A façanha foi repetida em 2004, no Egipto.

Entretanto, a conquista da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que ao longo da competição se apresentou melhor comparativamente aos demais concorrentes.

Mais uma vez o organismo que tutela a modalidade no continente, no caso, a Fiba-Afrique teceu rasgados elogios ao país, em particular à direcção do Atlético Petróleos de Luanda, pela forma como organizou a Taça dos Clubes Campeões Africanos, depois do sucesso do Afrobasket.



“Adeus” do base Lutonda marca a época 2007



O anúncio do “adeus” à Selecção Nacional logo após a conquista da XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos do general Lutonda, como é carinhosamente chamado nas lides do basquetebol, foi sem margens de dúvidas um dos aspectos que mais marcou a época do ano que ontem finalizou.

Miguel Timóteo Pontes Lutonda, jogador que se notabilizou no Grupo Desportivo da Nocal, clube que o relançou para a alta roda da “bola ao cesto”, tendo mais tarde se transferido para o Atlético Sport Aviação ASA, onde conquistou dois campeonatos nacionais, seguindo posteriormente para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), clube que representa actualmente, fez o anúncio do abandono da Selecção Nacional a 25 de Agosto de 2007, dia em que Angola conquistava o seu nono título africano.

Entretanto, apesar do anúncio de abandono feito pelo melhor base da actualidade, Alberto de Carvalho “Ginguba”, seleccionador nacional, espera contar com os préstimos do base nos Jogos Olímpicos de Pequim, China, do ano que hoje começa. Será que o general Miguel Timóteo Pontes Lutonda vai reconsiderar a sua posição? Haver vamos…



Internamente Petro comanda as operações

A nível interno, no sector sénior masculino, o Atlético Petróleos de Luanda continua a comandar as operações.

Em 2007, petrolíferos e militares apesar de dividirem os troféus, a turma do Eixo-viário (Atlético Petróleos de Luanda) acabou por se sobrepor à turma do Rios Seco, ao conquistar pelo segundo ano consecutivo a maior competição nacional a nível da “bola ao cesto” – entenda-se Campeonato Nacional.

Para além de ter arrebatado o título de campeão nacional, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” chamaram a si a conquista da Super Taça Wladmiro Romero, ao passo que o 1º de Agosto ficou com a Taça de Angola e o Campeonato Provincial.

Apesar da competição estar restringida nos últimos dez anos ao Atlético Petróleos de Luanda e ao 1º de Agosto, o Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação ASA, Misto de Cabinda, Cduan e a Universidade Lusíada têm emprestado outro dinamismo ao basquetebol doméstico.

Aos poucos a modalidade vai ganhando carácter nacional com o surgimento de mais clubes do interior. O ressurgimento do Clube de Amigos de Basquetebol de Benguela (CABB) para as competições nacionais foi um dos aspectos que também marcou a época de 2007. M.C

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home