Africa Basquetebol

28 setembro 2007

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE SENEGAL-2007: Entre vingança e frustração


A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos enfrenta esta noite, às 19:00 horas de Maputo, a sua congénere da Nigéria, em partida dos quartos-de-final do Afrobásquete Senegal-2007, que decorre nas cidades de Dacar e Thiès. Moçambique, terceiro classificado do Grupo “A”, defronta a ainda detentora do título continental, após esta ter terminado na segunda posição do Grupo “B”, ganho por Angola.

Depois de duas derrotas na primeira fase, diante do Senegal (59-42) e do Mali (64-46), bem como de três triunfos, sobre Madagáscar (83-49), Costa do Marfim (67-46) e Tunísia (69-56), Moçambique faz esta noite o jogo que vai decidir se, definitivamente, a sua participação nesta prova foi valiosa ou frustrante.

Diante das actuais bicampeãs africanas, as comandadas por Nazir Salé e Simão Mataveia serão chamadas a colocar na quadra todo o seu potencial para vencerem e qualificarem-se, pela terceira vez consecutiva, para as meias-finais de uma competição desta natureza, depois das duas anteriores em Mocambique-2003 e Nigéria-2005.

NIGÉRIA LEVA VANTAGEM

Nas duas últimas ocasiões em que Moçambique jogou com Nigéria não teve resultados satisfatórios, pelo que, esta noite, sobe ao parquete do pavilhão Marius Ndiaye com a história a seu desfavor.

A 28 de Dezembro de 2003, quando da final da 18ª edição do Afrobásquete, disputada em Maputo, Nigéria ganhou por 69-63 e qualificou-se para os Jogos Olímpicos de Atenas-2004. A última vitória nigeriana foi a 20 de Julho de 2007, por 57-46, quando das meias-finais do torneio da modalidade na IX edição dos Jogos Africanos, em Argel.

Refira-se que o jogo entre Moçambique e Nigéria é um dos quatro dos quartos-de-final, que começa às 14.00 horas com a partida entre Angola e Costa do Marfim e prossegue às 16.30 com o embate Camarões-Mali. Depois do desafio entre moçambicanas e nigerianas, a jornada encerra com a equipa da casa, o Senegal, a jogar com a RDCongo.
  • NARCISO NHACILA, em Dacar

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home