Africa Basquetebol

25 agosto 2007

CABO VERDE : Cabo Verde ganha o Bronze

Cabo Verde conseguiu o seu melhor resultado de sempre num Campeonato Africano de Basquetebol, alcançado o terceiro lugar. A conquista do bronze no AfroBasket, num jogo emocionante frente ao Egipto, deixou os jogadores, equipa técnica e cabo-verdianos que estavam no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, em polvorosa. A razão não é para menos, afinal Cabo Verde apenas perdeu com Angola, a detentora do título, ultrapassando todas as outras equipas que lhe passaram pela frente.


Mané Trovoada não conseguiu conter a alegria, falando em directo para a RCV. "Peço a todos os cabo-verdianos que vão ao aeroporto receber estes nossos guerreiros", disse o treinador da selecção nacional, com a voz embargada de emoção.

Cabo Verde bateu o Egipto por 53-51, marcando dois cestos decisivos nos últimos segundos e virando o marcador que era, mesmo na recta final da partida, desfavorável aos crioulos.

Os jogadores cabo-verdianos que foram para Angola com o objectivo de alcançar o sexto lugar, chegaram à terceira posição no AfroBasket 2007. Mas conseguiram também vencer algumas das melhores equipas da modalidade no continente, como a Nigéria e Egipto, e regressam a casa apenas derrotados pela equipa anfitriã e número 1 do baqueste em África, Angola.

No pavilhão estava a assistir o jogo, o embaixador de Cabo Verde em Luanda, Silvino da Luz, que exultou o Estado cabo-verdiano a dar mais apoio aos jovens talentos nacionais. Também o ministro da Economia, José Brito, que está de passagem por Angola, declarou ao enviado especial da RCV, Moisés Évora, que o terceiro lugar alcançado por Cabo Verde é a "vitória da juventude" e da "vontade e determinação em ganhar

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home