Africa Basquetebol

25 agosto 2007

ANGOLA : Angolanos buscam hoje nono título continental

Selecção Nacional defronta às 19 H00, no pavilhão da Cidadela os Camarões na final da competição

Melo Clemente

Diante de um ilustre “desconhecido”, pelo menos em fases finais, a Selecção Nacional de Angola procura hoje, a partir da 19 horas, no “santuário” da “bola ao cesto”, frente à sua congénere dos Camarões, a conquista da XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em Seniores Masculinos.
A jogar na condição de anfitrião, o seleccionado angolano que vai disputar a sua décima final, em catorze presenças em fases finais do CAN da “bola ao cesto”, vê-se na obrigação de vencer o desafio de mais logo, não só por jogar em casa, mas, sobretudo, pela excelente campanha que vem efectuando até aqui, onde só coleccionou vitórias atrás de vitórias.
Espera-se, por uma casa a rebentar pelas costuras, como soe-se dizer, para uma vez mais empurramos os octa-campeões africanos para mais uma conquista do título continental, que a acontecer será o nono troféu, um feito jamais igualado a nível mundial.
Apesar de uma final ser sempre imprevisível, onde os mais fortes nem sempre se fazem vincar, o favoritismo recai sem margens de dúvidas para o combinado nacional. Mas para tal, terá de respeitar acima de tudo o seu adversário que persegue o mesmo objectivo, ou seja, a conquista do anel continental.
Alberto de Carvalho “Ginguba”, seleccionador nacional, vai na sessão derradeira desta manhã, limar as últimas arestas para que tudo saia a contento no prélio de mais logo.
O país, e particularmente a cidade de Luanda vai seguramente parar no princípio da noite de hoje para o devido apoio aos bravos rapazes.
Entretanto, o seleccionado dos Camarões que aparece na final como um verdadeiro “out-sider” quer inscrever o seu nome com letras de ouro, como fez saber o seu técnico L. Adingono.
Por isso, antevê-se uma partida difícil para os dois contendores e a formação que explorar convenientemente os erros do seu adversário chamará a si a conquista do título africano e por via disso o apuramento aos Jogos Olímpicos de Beijing, China.

Cinco inicial de Angola

Sem problemas clínicos, o técnico Alberto de Carvalho “Ginguba” deverá alinhar inicialmente com o “cinco” que eliminou Cabo Verde nas meias-finais, composto por Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Eduardo Mingas, Joaquim Gomes “Kikas” e Milton Barros.

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home