MOÇAMBIQUE : Taça Maputo em Masculinos : Supremacia “locomotiva”
CONFIRMOU-SE a supremacia “locomotiva” na Taça Maputo em basquetebol de seniores masculinos. Primorosa e a não deixar os seus créditos por mãos alheias, a formação orientada por Carlos Alberto Niquice (Bitcho) voltou, uma vez mais, a revelar de forma inequívoca o seu potencial, sendo já o virtual vencedor da prova, quando estamos a apenas uma jornada da sua conclusão e após sair vitorioso no grande confronto com os “tricolores”, sábado à noite, por uma margem de 10 pontos (72-62). Qualificado, deste modo, para a fase final da Taça de Moçambique, o Ferroviário aguarda pelo acompanhante, a sair da dupla de vizinhos, Maxaquene e Desportivo, havendo fortes probabilidades de ser o time de Horácio Martins.
A decepção que caracterizou a sua campanha continental, na recente Taça dos Campeões de África, depois de uma forte aposta na perspectiva de alcançar um lugar ao sol além-fronteiras, encontrou na competição maputense um espaço nobre para o Ferroviário não somente se redimir como também se reconciliar consigo próprio e vincar, intramuros, que o seu basquetebol continua a ser a melhor.
O embate com o Maxaquene, tal como havíamos conjecturado, acabou, efectivamente, por resultar num grande espectáculo da bola-ao-cesto, com ambos os contendores a trazerem à superfície todo o seu saber, pois estava em questão a luta pela conquista da Taça Maputo, antecâmara do Campeonato da Cidade, a principiar dentro deste mês. O triunfo do Ferroviário (72-62) constitui um justo prémio ao conjunto que nos momentos capitais soube explorar a qualidade dos seus atletas para marcar a diferença.
Os “locomotivas” somam 21 pontos, os mesmos dos “alvi-negros”, com o senão deste terem já terminado a sua participação na prova, cujo epílogo será no próximo fim-de-semana. Os “tricolores”, com 19 pontos, preparam-se para ascender ao segundo posto e consequente apuramento à Taça de Moçambique. Na derradeira jornada defrontam a Conseng e levam vantagem sobre os seus vizinhos, em virtude de terem ganho nos dois encontros travados entre si, na primeira e segunda voltas. Só que, bater os “construtores” é crucial, pois, caso contrário, falharão a participação na segunda maior competição basquetebolística do país.
Entretanto, na jornada de sábado, para além do frente-a-frente entre campeão e vice-campeão nacional, Desportivo e Académica também estiveram em acção, diante de adversários de menor gabarito. Os “alvi-negros” venceram o Aeroporto por 62-37 e “estudantes” bateram a Conseng pela marca de 44-30.
Na véspera, Ferroviário tinha ganho à Académica por 59-25, Desportivo derrotado Conseng pela marca de 75-65 e Maxaquene vencido Costa do Sol por 47-29.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home