Africa Basquetebol

24 julho 2007

ANGOLA : Ouro do basquetebol tem valor acrescentado -António da Luz

O comentarista desportivo António Manuel da Luz afirmou, domingo, em Argel, que a medalha de ouro conquistada pelo basquetebol masculino tem valor acrescentado, por ter sido obtida por uma selecção sem maior parte dos principais componentes.

Em entrevista à Angop no final da partida em que o combinado nacional venceu o Egipto, por 56-50, no estádio Harcha, indicou que existem poucos países em África com potencial humano capaz de formar duas selecções quase com o mesmo nível competitivo.

"Os atletas que competiram em Argel, maior parte deles ainda sem grande experiência, fizeram-no com o mesmo profissionalismo com que normalmente se apresentam as honras", frisou.

Para o antigo treinador de basquetebol da equipa principal do Atlético Sport Aviação ASA, vencer em Argel de forma invicta e com uma segunda selecção prova que já é tempo de conquistar outros mercados como o da Europa e América.

Indicou que nalguns jogos, quando confrontada com a defesa zona, Angola sentia algumas dificuldades, que foram ultrapassadas pelo espírito de entrega por parte da equipa técnica e dos atletas.

Quanto ao desempenho da equipa afirmou que no cômputo geral esteve bem e que individualmente gostou de constatar a evoluçao gradual do extremo poste Victor Muzadi.
Referiu que o atleta, que não foi convocado para a selecção de honras, pode ser um dos que será repescado para a equipa que prepara o Afrobasket/2007, depois de ter dado provas nos Panafricanos de que está a melhorar a cada dia.