Africa Basquetebol

25 abril 2007

MOÇAMBIQUE : Maxaquene organiza torneio internacional


UM Torneio Internacional de Basquetebol de Seniores Masculinos decorrerá entre sexta e domingo, em Maputo, numa iniciativa do Clube de Desportos da Maxaquene, visando essencialmente rodar os intervenientes para os próximos compromissos, bem como dotar as equipas de contacto competitivo com adversários de outras paragens, numa altura em que a África do Sul começa a ser uma referência da bola-ao-cesto regional. Do país vizinho virá o ilustre visitante Egoli Magic, que se juntará aos organizadores, Académica e Conseng.Tomando em conta que o contacto entre o básquete moçambicano e o sul-africano aconteceu, principalmente, a nível de selecções, para as eliminatórias do Afrobásquete Argélia-2005 e agora Angola-2007, com a África do Sul a levar a melhor em ambas as ocasiões, demonstrativo de que já nos supera, este torneio traz consigo vários pólos de interesse, nomeadamente o aquilatar do valor em relação aos clubes, para além do reencontro entre jogadores que se defrontaram recentemente em Harare, envergando a camisola das respectivas equipas nacionais, nas eliminatórias para os Jogos Africanos de Argel.

À beira da Taça Maputo, para as nossas formações, será um momento para acrescentar mais jogos na carga dos atletas. O Maxaquene deverá aproveitar o ensejo para colocar em campo alguns dos seus trunfos para esta nova temporada, enquanto a Académica, ao que parece, mostra-se mais decidido nos seus objectivos, tendo o demonstrado no recente torneio interprovincial organizado pelo Ferroviário e ganho por si. Já a Conseng, procura aproximar-se do nível das principais referências do nosso básquete.

CAMPEONATO E TAÇA MAPUTO

A “bola-ao-cesto” na capital do país vai agora conhecer novas competições, designadamente o Campeonato de Seniores Femininos e a Taça Maputo em Masculinos, com a primeira prova a ser disputada por cinco equipas e a segunda por sete.

Devido ao calendário apertado dos femininos este ano, tendo em conta a sua participação nos Jogos Africanos da Argélia, em Julho, e no Afrobásquete do Senegal, em Setembro, a associação decidiu enveredar, já a partir do próximo fim-de-semana, pelo campeonato, a ser realizado em duas voltas, no sistema de todos contra todos, com jornadas simples e duplas.
A inaugurar o evento, no sábado, terão lugar os encontros Académica-Desportivo e Maxaquene-Ferroviário, ficando de fora o ISPU. Nas jornadas seguintes, teremos em destaque o Ferroviário-ISPU e o ISPU-Desportivo, prevendo-se que o campeão saia deste triunvirato, já que as “alvi-negras”, esta época, decidiram intrometer-se na bipolarizada discussão entre “locomotivas” e “universitárias”, mercê da boa organização insuflada no time, coincidindo com o ingresso de reforços de peso, como é o caso da experiente internacional Nádia Rodrigues.

Em seniores masculinos, a Taça Maputo contará com a participação do Desportivo, Académica, Maxaquene, Costa do Sol, Ferroviário, Conseng e Aeroporto. A fórmula de disputa é a mesma do campeonato de femininos, isto é, todos contra todos com jornadas simples e duplas, em duas voltas.
O início está marcado para 5 de Maio, através dos desafios Académica-Desportivo, Maxaquene-Aeroporto e Costa do Sol-Conseng, folgando o Ferroviário.

Entretanto, o árbitro internacional Abreu João Muhimua continua a subir de cotação além-fronteiras. A FIBA-África indicou-o para dirigir a fase final da Taça dos Clubes Campeões do Oceano Índico, a ter lugar em Saint Denis, nas Ilhas Reunião, entre os dias 5 e 9 de Maio próximo.

Para além de apitar, Abreu João irá colaborar com o instrutor Abdel Meguid, instrutor de árbitros da FIBA-África, na formação de juízes locais.