Africa Basquetebol

19 abril 2007

ANGOLA : Jogos Africanos de Argel : Moçambique estreia-se frente à Costa do Marfim


TOMANDO parte na prova como uma das potenciais candidatas à medalha de ouro, a Selecção Nacional de Basquetebol Feminino iniciará a participação nos Jogos Africanos de Argel diante da sua congénere da Costa do Marfim, em partida programada para o dia 12 de Julho próximo. A turma moçambicana, que obteve a qualificação ao vencer a eliminatória zonal realizada em Harare, encontra-se no Grupo “A”, onde se cruzará, também, com as formações da Argélia, Angola, sua maior rival, RDCongo e Camarões.

O torneio da bola-ao-cesto feminino da Olimpíada africana contará com a participação de 12 selecções, repartidas em dois grupos. O “B” irá polarizar as atenções dos amantes da modalidade no continente, pois estão, nada mais nada menos, as duas maiores potências, designadamente Nigéria, campeã africana, e Senegal, vice-campeã e país organizador do Afrobásquete, a ter lugar em Setembro. Mali, que em Novembro passado conquistou o campeonato de Sub-20, em Maputo, Quénia, Zimbabwe e Libéria são os outros integrantes da série.

Segundo o regulamento da competição, os quatro primeiros classificados de cada grupo, num total de oito equipas, transitam para a segunda fase, onde jogarão no sistema cruzado. Os primeiros defrontarão os quartos e os segundos terão pela frente os terceiros. Deste conjunto de times, sairão os quatro meio-finalistas, altura em que já começará a ser possível fazer prognósticos e conjecturas quanto ao provável vencedor do torneio, embora à partida se coloquem Nigéria, Senegal e Moçambique, com Angola, Mali e RD Congo à espreita de uma oportunidade para se intrometerem no pódio.

A turma nacional, treinada por Carlos Aik e Armando Meque, não se sabendo nada, por enquanto, em relação ao espanhol Alberto Blanco, após a estreia diante da Costa do Marfim, jogará no dia 13 com a anfitriã Argélia e a 14 com Angola, no esperado “tira-teimas”, após o triunfo da nossa selecção em Harare. As moçambicanas cumprem o seu descanso no dia 15, regressando à competição frente à RDCongo, a 16, para concluir a primeira fase no dia 17, perante os Camarões.

Entretanto, intramuros, Académica conquistou, domingo, o Torneio Interprovincial de Basquetebol em Seniores Masculinos, organizado pelo Ferroviário, no âmbito da sua preparação para as eliminatórias da Taça dos Campeões de África, a realizar-se em Maio, na capital moçambicana. Os “estudantes” derrotaram na final o Desportivo pela marca de 63-52.

Na véspera, a Académia havia vencido os “locomotivas” por 67-50, enquanto o Desportivo batia o Ferroviário da Beira por 54-43. Refira-se que a formação do Chiveve também tomará parte nas eliminatórias continentais.