Africa Basquetebol

30 março 2007

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura : Maxaquene enfrenta dois fortes obstáculos


O SEU sensacional encontro tinha sido agendado para o pretérito fim-de-semana, porém, adiado devido ao luto nacional observado no país em memória das vítimas do paiol. Nessas circunstâncias, marcado para esta noite o “derby” com o vizinho e eterno rival Desportivo, coloca o Maxaquene a enfrentar dois fortes obstáculos, tendo em conta que amanhã terá pela frente a Académica, já a contar para a terceira jornada do presente Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos, que vai servindo para os participantes começarem a mostrar os seus plantéis para a temporada em curso.

Apesar da paragem, é inegável afirmar que os “tricolores” estão debaixo do fogo nesta parte inicial da prova, considerando que, na jornada inaugural, defrontaram o Ferroviário, com que perderam e terão, seguramente, ficado algumas contas por ajustar, dada a forte rivalidade que ultimamente caracteriza os encontros entres estas duas formações. Pois, o Maxaquene vai ao pavilhão vizinho, esta noite, a partir das 20.00 horas, defrontar o Desportivo, numa partida que se espera equilibrada e na qual os “alvi-negros” poderão estrear as novas aquisições, Luís Cossa (Lulú) e Ebenizário Hamela, que só precisaram de saltar o muro para encontrar o seu novo clube.

Ainda não totalmente refeitos do desgaste físico que certamente sofrerão neste embate, os pupilos de Horácio Martins – que acaba de regressar da Espanha, onde durante duas semanas esteve a estagiar no primodivisionário Unicaja, enviado pelo seu clube, com o apoio dos tradicionais patrocinadores LAM e Aeroportos de Moçambique – ver-se-ão novamente diante de um grande adversário, a Académica, amanhã às 17.45 horas, no seu pavilhão.

Na ronda de hoje, a segunda, destaque ainda para o frente-a-frente entre Ferroviário e Costa do Sol, às 20.00 horas, no campo dos “locomotivas”, onde estes se apresentam como favoritos à vitória. Conseng-Académica, a partir das 19.00, no pavilhão da Universidade, completa o dia.
Amanhã, para além do Maxaquene-Académica, a terceira jornada compreende os desafios Costa do Sol-Desportivo, que se espera bastante disputado, a partir das 17.45, no pavilhão da Universidade, e, à mesma hora, Conseng-Ferroviário, no campo dos verde-e-branco, que inquestionavelmente deverão vencer.

DUELO DAS RAINHAS

Igualmente adiado devido ao luto nacional, o duelo entre as rainhas da nossa bola-ao-cesto vai acontecer esta noite, 18.45 horas, no campo dos “locomotivas”. Ferroviário e ISPU, segundo se calcula, travarão um embate bastante emotivo, não olhando para o facto de se tratar da primeira competição do ano, interessando-se apenas em ganhar. Aliás, tem sido esta a característica dos encontros entre estes dois principais pólos do nosso básquete feminino.

Em campo estará a verdadeira nata. Do lado das campeãs nacionais, a preciosíssima conquista Carla Silva, Rute Muianga, Zinóbia Machanguana, Sílvia Langa, Júlia Machalela, Janete Monteiro e Ondina Nhampossa. Noutra ala, para além da ex-“locomotiva” Ana Flávia Azinheira – tendo em conta que Nádia Rodrigues preferiu o Desportivo – estarão Iracema Ndauana, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Amélia Macamo, Ana Branquinho e Aleia Rachide.

Desportivo-Maxaquene, no pavilhão das “alvi-negras”, é o outro jogo da ronda. Amanhã, será rodada a terceira jornada, contemplando os despiques ISPU-Desportivo, no pavilhão do Estrela Vermelha, às 17.45, e Maxaquene-Académica, no recinto das primeiras, a partir das 16.00 horas.