Africa Basquetebol

03 fevereiro 2007

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro num derby sem espetáculo


O 1º de Agosto venceu na noite de sexta-feira no pavilhão da Cidadela o Petro de Luanda por 69-65, sendo a única formação invicta no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, num jogo marcado pela pouca eficácia e falta de espetáculo.
Ao contrário do que era esperado, o confronto entre as duas melhores equipas de África não foi muito produtivo, em termos pontuais, apesar da competitividade. O equilíbrio manteve-se até ao final do encontro porque as duas formações estiveram ao mesmo baixo nível.
Em 41 lançamentos dos dois pontos tentados o 1º de Agosto converteu 19 e, na linha dos três metros, tentou 20 e acertou quatro, enquanto o Petro de Luanda acertou 19 em 36 e cinco em 36, os números estatísticos mostram a ineficácia em ambas as partes.
Entretanto, o 1º de Agosto foi mais feliz, graças ao bom momento de forma do base Armando Costa (12 pontos), aproveitando bem a falta de rítmo de Miguel Lutonda, e do Poste Kikas Gomes (23 pontos).
Os "militares" começaram o jogo a perder e só empataram depois de jogados seis minutos (8-8). Daí, as duas equipas foram alternando a liderança no marcador até que o 1º de Agosto passou pela primeira vez à frente do marcador (14-12) e continuou até ao intervalo (35-25).

No segundo tempo, após jogados seis minutos, o Petro de Luanda apontou apenas dois pontos e sofreu quatro. Nesta fase, as duas equipas protagonizaram um festival de falhanços, perdas de bola e cometeram um elevado número de faltas.
Os "petrolíferos" empataram apenas quando faltava um minuto e 39 segundos para terminar o terceiro quarto (43-43), mas Lutonda desempatou com um triplo 19 segundos depois.
A um minuto do final do período o resultado encontrava-se novamente igualado, o 1º de Agosto atacou e marcou dois pontos e, na resposta, Domingos Bonifácio protagonizou o lance de maior realce do jogo, ao converter um triplo em "cima" do apito, devolvendo a liderança da partida ao Petro de Luanda (49-50).
No último quarto, os "tricolores" conseguiram manter a vantagem durante quatro minutos, até os pupilos de Jaime Covilhã virarem o resultado a seu favor (60-58), Frederick Gentry empatou e Milton Barros, com um triplo desempatou outra vez (60-63) quando faltavam cinco minutos para terminar a partida.
Os "militares" recuperaram a liderança do encontro a dois minutos e 27 segundos do final (64-63) e não deixaram escapar até ao apito final. O Petro de Luanda ainda converteu mais dois pontos, mas o 1º de Agosto marcou mais cinco e fixou o resultado em 69-65.

Apesar da derrota, os "petrolíferos" lideram o campeonato com nove pontos, enquanto o 1º de Agosto, com seis pontos fica na terceira posição com menos dois jogos.

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (08), Carlos Almeida (07), Armando Costa (12), Olimpio Cipriano (05), Kikas Gomes (23), Felizardo Ambrósio (00), Vlademiro Ricardino (00), Victor Muzadi (06), Abdel Bouckar (00), Walter Costa (00), Miguel Lutonda (08), Gerson Monteiro (00).

Treinador: Jaime Covilhã

Petro de Luanda: Fernando Albano (05), Carlos Morais (02), Leonel Paulo (00), Frederick Gentry (14), Shannon Croocks (04), Francisco Horácio (00), Milton Barros (16), Victor de Carvalho (05), Hélder Ortet (00), Domingos Bonifácio (06), Luis Costa (00), Eduardo Mingas (13).

Técnico: Alberto de Carvalho "Ginguba"