Africa Basquetebol

31 dezembro 2006

ANGOLA : Angola ganha pela 3ª vez organização do “Afrobasket”

A atribuição à Angola, a organização da XXIV do edição Campeonato Africano de Basquetebol em Seniores Masculinos, vulgo Afrobastek/07, prova que vai apurar o único representante do continente africano aos Jogos Olímpicos de Pequim, China, em 2008, foi um dos aspectos mais marcantes a nível da “bola ao cesto”, no ano que ontem terminou.
Mais uma vez a diplomacia angolana venceu e Angola aco-lherá pela terceira vez a maior competição do continente berço da humanidade a nível da “bola ao cesto”, depois de ter organizado em 1989 e em 1999, provas ganhas pelo seleccionado angolano.
A Fiba-Afrique, organismo que tutela a modalidade no continente mais uma vez ficou impressionada com a candidatura apresentada pelo Estado de Angola atra-vés da Federação Angolana de Basquetebol, que tem à testa Gustavo Vaz Dias da Conceição.
Para albergar as dezasseis selecções que discutirão o único passe para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foram escolhidas cinco cidades nomeadamente, Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo.
Entretanto, apesar da lentidão que se verifica na execução das obras para a construção de quatro pavilhões polidesportivos, nas cidades da Huíla, Benguela, Huambo e Cabinda, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol está optimista quanto ao sucesso da referida competição.
Em princípio, as obras para a construção de quatro pavilhões poli-funcionais terão o seu início mais tardar na segunda quinzena do proximo mês, dado ao tempo que se escasseia cada vez mais.
Recorde-se que, Angola é a actual detentora do ceptro continental, feito conseguido no Afrobasket de 2005, disputado em Argel, capital da Argélia.

Petro e 1º de Agosto
arrebatam títulos africanos

O básquete angolano a nível de clubes, esteve em evidência em 2006. As formações do Atlético Petróleos de Luanda em seniores masculinos e do 1º de Agosto em seniores femininos arrebataram pela primeira vez na sua história os títulos de Campeões Africanos de Clubes.
Se a conquista do título africano por banda do Atlético Petróleos de Luanda não constitui facto inédito para o país, já que a equipa Sénior Masculina do 1º de Agosto conquistou o memo troféu em duas ocasiões, em 2002 e em 2004, o mesmo não se poderá dizer da equipa sénior feminina do 1º de Agosto que arrebatou pela primeira vez na história do basquetebol angolano a nível das senhoras.
Alberto de Carva-lho “Ginguba” por banda do Atlético Petróleos de Luanda, foi o responsável pela proeza petrolífera, ao passo que Aníbal Moreira, ex-internacional angolano, tratou de ofereceu ao 1º de Agosto e ao país o primeiro título africano feminino de clubes.
O Atlético Petróleos de Luanda conseguiu tal feito em Lagos, Nigéria, tendo destronado o ABC da Costa do Marfim, enquanto a formação militar destronou em Libreville, Gabão, o Ferroviário de Maputo.
Curiosamente os capitães das duas equipas, por sinal ambos bases, Milton Barros (Atlético Petróleos de Luanda) e Domitila Ventura (1º de Agosto) foram distinguidos com o troféu de MVP.
De facto 2006 foi sem margem de dúvidas um ano de graças para os nossos representantes.
Esperamos muito sinceramente que o ano que hoje iniciou seja coroado de muitos êxitos para os nossos embai- xadores. Que assim seja!

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home