Africa Basquetebol

15 outubro 2006

MOÇAMBIQUE : LUSOFONIA-2006 : Básquete à "caça" de ouro

AÍ estão as duas anunciadas finais, no cair do pano da Primeira Edição dos Jogos da Lusofonia Macau-2006. Moçambique-Portugal, em femininos, e Angola-Portugal, em masculinos, projectadas para amanhã, na decisão do torneio de basquetebol. É o fechar da competição, num clima verdadeiramente explosivo, visto que são dois jogos "quentes" e que prometem muita emoção e espectacularidade. É caso para dizer que o magnífico pavilhão Polidesportivo Tap Seac estará ao rubro, porque a briga pela conquista do prestigioso ouro será frenética.

Maputo, Sábado, 14 de Outubro de 2006:: Notícias
Moçambique procura, desta forma, a sua terceira medalha de ouro no evento, após proezas no atletismo e tae kwon do. A sede pela vitória no torneio de basquetebol é bastante enorme, por isso o técnico espanhol Alberto Blanco tem procurado fazer um trabalho minucioso do ponto de vista psicológico no seio das atletas. Disse que o controlo do estado emocional é importante, sobretudo depois do que aconteceu no primeiro confronto em que ganhamos por um ponto de diferença (44-43). “Não podemos facilitar. Portugal tem uma boa equipa e neste torneio só perdeu connosco. Apesar do seu inquestionável valor técnico e táctico, nós vamos lutar pela medalha de ouro”, disse Blanco. Na verdade, todos os moçambicanos têm os olhos postos nesta selecção, uma vez que uma façanha nestes Jogos pode relançá-lo para outras etapas tão importantes que se avizinham. Constitui para já quase obrigação as meninas vencerem o ouro, depois do que Kurt Couto e Leonor Piúza fizeram no atletismo. Ainda ontem, Portugal ultrapassou a sua congénere cabo-verdiana, por 71-43. Entretanto, em masculinos as selecções de Angola e de Portugal decidem o título. Os angolanos que se cuidem, porque os portugueses estão crentes de que podem fazer jus ao seu potencial. Não perderam durante a primeira fase e impuseram uma derrota aos angolanos, por 64-58, na quinta-feira. Então prevê-se um jogo escaldante, porque os "kambas" estão a preparar uma desforra. Ontem, Angola bateu Cabo Verde, por 63-52, enquanto Portugal humilhou Macau, por 126-43.
ANA FLÁVIA E CARLA AO VOLANTE
Ontem, no cumprimento dos jogos das meias-finais, Moçambique voltou a cilindrar a selecção do Macau, por 111-36, com 50-21 ao intervalo. É muita fruta. Desde o início a selecção nacional comandou o jogo e foi convertendo pontos a seu bel-prazer. Teve tempo para tudo até de ensaiar jogadas para o perspectivado confronto de domingo com as portuguesas. Carla Silva voltou a estar em grande plano. Já se sente confiante e motivada. Esteve com a pontaria afinada, tal como Ana Flávia Azinheira que é, afinal de contas, a organizadora de todo o jogo da selecção moçambicana. Transmitiu alegria ao resto do grupo. É muita pequena Macau ter uma equipa muito frágil. Vive à sombra de uma jovem - Man Kit Ung, detentora de uma boa qualidade técnica e a necessitar de se ambientar a um outro tipo de basquetebol para não cair no esquecimento. No primeiro período da primeira parte, Moçambique já vencia por 26-13. Esta foi a fase mais interessante do jogo, porque as macaenses ainda procuraram dar o ar da sua graça. Mas logo a seguir, no segundo período, caíram nitidamente e as moçambicanas fizeram 24 pontos contra oito. No terceiro período a margem do marcador mantéve-se. Mas no último período a diferença pontual esticou-se (37-7), fruto da velocidade imposta pelas moçambicanas. A selecção do Macau já não tinha estofo físico para aguentar e abriu a sua retaguarda. A equipa de arbitragem fez um trabalho sem problemas.
FICHA DO JOGO
Árbitros: Manuel Lopez (Portugal) e Lun Tien.
MOÇAMBIQUE (111) -
Júlia Machalela (4), Tânia Wachene (6), Ana Flávia Azinheira (19), Carla Silva (21), Ana Branquinho (3), Nádia Rodrigues (10), Vaneza Júnior (9), Rute Muianga (5), Nica Gemo (14), Iracema Ndauane (2) e Deolinda Gemo (18).
MACAU (36) - Neng Chan (7), Man Ung (11), Ngar Lee (-), Ian Cheong (6), Lai Leong (-), San Wong (6), Chi Cheong (-), Teng Ng (-), Ang Cheang (4), Kun Chang (2), Fa Chan (-) e Man Kun (-).