Africa Basquetebol

17 setembro 2006

MOÇAMBIQUE : Jogos de Macau: Selecção feminina já está a trabalhar

APROXIMA-SE celeremente a 1ª edição dos Jogos da Lusofonia, organizados pelos Comités Olímpicos Nacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), marcada para o período de 5 e 15 de Outubro próximo, em Macau. Neste grandioso evento, Moçambique far-se-á representar em diversas modalidades e, no caso específico do básquete feminino, a selecção já se encontra a trabalhar, desde a passada terça-feira.

A entrada em actividade da turma nacional coincide com a chegada ao país do novo seleccionador, o espanhol Alberto Blanco, que já está no terreno. Mas, porque a ida a Macau acontece poucos dias antes da fase final da Taça dos Campeões, competição na qual estarão Ferroviário e ISPU, a Federação Moçambicana da modalidade decidiu formar uma espécie de "colégio técnico", integrando o até aqui treinador adjunto da selecção, Nazir Salé, que é igualmente do Desportivo, Carlos Aik, das "locomotivas", e Armando Meque, das "universitárias". Ao que tudo indica, o objectivo é evitar que a polémica à volta da selecção se agudize ainda mais, pois Ferroviário e ISPU, por sinal os clubes que fornecem o maior número de jogadoras ao time, mostravam-se reticentes na cedência das atletas, invocando a necessidade de as ter em preparação para a competição continental. A FMB, ao aglutinar este conjunto de técnicos, dos melhores que andam na praça nas equipas femininas, pode ter encontrado uma saída airosa, no entanto, não deixa de ser uma situação "sui generis", porquanto quatro treinadores na selecção é no mínimo um exagero. Dezassete jogadoras foram convocadas para constituir o time, entre as quais Nica Gimo, neste momento sem clube. As outras são as seguintes:
Académica - Filomena Micato.
Desportivo - Anabela Cossa e Nádia Zucule.
Ferroviário - Zinóbia Machanguana, Ondina Nhampossa, Ana Flávia Azinheira, Júlia Machalela, Ruth Muianga e Deolinda Gimo.
ISPU - Nádia do Rosário, Vaneza Júnior, Carla Silva, Amélia Macamo, Aleia Rachide e Iracema Ndauane.
Maxaquene - Cláudia Chembene.
Como se pode observar, a grande ausente é a "locomotiva" Nádia Rodrigues, campeã africana de clubes pela Académica, conhecida pela sua pontaria afinada nos 6.25 metros. Por outro lado, destacar a integração da ex-"alvi-negra" Júlia Machalela (Julinha), ora no Ferroviário, recém-regressada dos Estados Unidos, onde esteve a estudar e também a jogar. Entretanto, hoje, para o Campeonato da Cidade de Maputo de Seniores Masculinos, destacar o envolvente encontro entre Maxaquene e Ferroviário, a contar para a oitava jornada. Marcado para as 18.30 horas, no Pavilhão dos "tricolores", este desafio será antecedido do Conseng-Desportivo (17.00) e do Desportivo-ISPU (15.30), este último em femininos. Costa do Sol-Académica (18.30) completa o quadro masculino, no pavilhão da Universidade, depois de estarem em campo, em femininos, Académica e Ferroviário, às 16.00 horas.